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dc.creatorArroio, Gabriel Boechat-
dc.date.accessioned2019-12-18T17:05:51Z-
dc.date.available2019-12-18T17:05:51Z-
dc.date.issued2019-11-19-
dc.identifier.citationARROIO, Gabriel Boechat. Processo empírico de treinamento e desenvolvimento de pessoas: análise de uma empresa no setor de produtos e serviços automotivos em Uberlândia, MG. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27799-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTreinamento e desenvolvimentopt_BR
dc.subjectGestão de Pessoaspt_BR
dc.subjectServiços automotivospt_BR
dc.titleProcesso empírico de treinamento e desenvolvimento de pessoas: análise de uma empresa no setor de produtos e serviços automotivos em Uberlândia, MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Cristina Damm Forattini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2377726224336130pt_BR
dc.contributor.referee1Passos, Janduhy Camilo-
dc.contributor.referee2Takimura, Miriam Tiemi-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsse estudo dedicou-se a analisar as atividades exercidas pelo setor de RH, mais especificamente, a prática de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas (TeD) em uma empresa do setor de prestação de serviços automotivos, localizada em Uberlândia, MG. O Treinamento e Desenvolvimento de pessoas, como política de Gestão, é uma atividade integrada ao processo de gestão estratégica da organização sendo relevante para todo o processo administrativo de organizações. A fim de verificar a práxis organizacional, relacionando-a aos preceitos teóricos defendidos na literatura como sendo ideais, procurou-se investigar o subsistema de Treinamento e Desenvolvimento praticado pela empresa Masa Auto Center. A questão motivadora do trabalho que levou à análise dos dados foi: a política de Treinamento e Desenvolvimento praticada na empresa tem seguido as orientações teóricas ou tem sido realizada de forma empírica? Perguntas subjacentes nasceram dessa primeira questão: quais são os resultados efetivos alcançados pela política de TeD da empresa? O processo de TeD corresponde à necessidade da empresa e dos empregados? Ele se dá em que nível de carreira, apenas para o operacional ou também para o gerencial? Como objetivos específicos, foram delimitados os seguintes pontos: mapear o processo de TeD da empresa; verificar sua implementação e resultados; analisar se a política de TeD se limita ao setor operacional da empresa e apontar a necessidade de treinamento e desenvolvimento de funcionários. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo é de caráter exploratório, qualitativo e descritivo. Concluiu-se que a empresa em questão, dirigida pelo próprio empresário/proprietário, vivencia a prática de TeD de maneira empírica, implantada e executada pelo seu gestor conforme sua percepção e entendimento prático das necessidades. A empresa conta com um grupo de colaboradores treinados no próprio local de trabalho pelos profissionais mais antigos da organização, não utilizando nenhum princípio teórico para apoiar as delimitações do processo de TeD. Os resultados das práticas de TeD são mensuradas no dia a dia, não havendo qualquer formalidade nos feedbacks praticados na gestão de pessoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration23pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.orcid.putcode66268210-
Appears in Collections:TCC - Administração

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