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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27793
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Santos, Salys Martinelly Marra dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T16:39:22Z | - |
dc.date.available | 2019-12-18T16:39:22Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Salys Martinelly Marra dos. Música e viola - interculturações brasileiras. 2019. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27793 | - |
dc.description.abstract | This work has as its main objective, to analyze historically the viola instrument as a representation of the Brazilian rustic culture that, through its players and manufacturers, survives and reinvents itself within the population and remains stronger than ever in the memory of Brazilians. Its presence is a remarkable fact of part of the population of Brazil, often used for a differential refinement when expressing the distinctive musical style, born of a popular culture and gaining the taste of Brazilians in new frontiers of music. The adopted methodology consisted of bibliographic and documentary research followed by documents, involving diverse sources such as newspapers, lyrics of the Brazilian rustic songbook, treating the object of the viola in the experiences of the historical subjects approached in the study. In addition, we worked with oral testimonials from some exponents of regional country music. At the end of the three chapters, the viola stands as the main instrument of musical representation of a part of the Brazilian population that keeps alive the flame of the redneck, the backwoods countryman long dormant, but present in the increasingly urbanized way of life. distant from the archaic life forms and sociability referenced in the songs. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Viola | pt_BR |
dc.subject | Viola | pt_BR |
dc.subject | Caipira | pt_BR |
dc.subject | Hillbilly | pt_BR |
dc.subject | Interculturação | pt_BR |
dc.subject | Interculturation | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Music | pt_BR |
dc.subject | Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Brazilian | pt_BR |
dc.title | Música e viola: interculturações brasileiras | pt_BR |
dc.title.alternative | Music and viola (brasilian's guitar): brazilian interculturations | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Noronha, Gilberto Cezar de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1413157322908549 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pinho, Amon Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5418286580636246 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Tolentino, Thiago Lenine Tito | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7741643677868055 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5005064254420991 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo principal, analisar historicamente o instrumento da viola como representação da cultura caipira brasileira que, através de seus tocares e fabricantes, sobrevive e se reinventa no seio da população e continua mais forte que nunca na memória dos brasileiros. Sua presença é fato marcante de parte da população do Brasil, muitas vezes utilizada para um requinte diferencial na hora de expressar o estilo musical distinto, nascendo de uma cultura popular e ganhando o gosto dos brasileiros em novas fronteiras da música. A metodologia adotada constituiu em pesquisa bibliográfica e documental seguida de documentos, envolvendo fontes diversas como jornais, letras de músicas do cancioneiro caipira brasileiro, tratando o objeto da viola nas experiências dos sujeitos históricos abordados no estudo. Além disso, trabalhamos com depoimentos orais de alguns expoentes da música caipira regional. Ao final dos três capítulos, a viola se coloca como instrumento principal de representação musical de uma parte da população brasileira que mantêm viva a chama do caipira, o sertanejo do interior há muito tempo adormecido, mas presente no modo de vida cada vez mais urbanizados e distantes das formas de vida e sociabilidade arcaicas referenciadas nas canções. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 81 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 66268428 | - |
Appears in Collections: | TCC - História |
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MúsicaViolaInterculturações.pdf | Monografia apresentada como exigência da outorga de grau de bacharelado e licenciatura para o Trabalho de Conclusão do Curso de História, da UFU | 7.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
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