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dc.creatorSantos, Salys Martinelly Marra dos-
dc.date.accessioned2019-12-18T16:39:22Z-
dc.date.available2019-12-18T16:39:22Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Salys Martinelly Marra dos. Música e viola - interculturações brasileiras. 2019. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27793-
dc.description.abstractThis work has as its main objective, to analyze historically the viola instrument as a representation of the Brazilian rustic culture that, through its players and manufacturers, survives and reinvents itself within the population and remains stronger than ever in the memory of Brazilians. Its presence is a remarkable fact of part of the population of Brazil, often used for a differential refinement when expressing the distinctive musical style, born of a popular culture and gaining the taste of Brazilians in new frontiers of music. The adopted methodology consisted of bibliographic and documentary research followed by documents, involving diverse sources such as newspapers, lyrics of the Brazilian rustic songbook, treating the object of the viola in the experiences of the historical subjects approached in the study. In addition, we worked with oral testimonials from some exponents of regional country music. At the end of the three chapters, the viola stands as the main instrument of musical representation of a part of the Brazilian population that keeps alive the flame of the redneck, the backwoods countryman long dormant, but present in the increasingly urbanized way of life. distant from the archaic life forms and sociability referenced in the songs.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectViolapt_BR
dc.subjectViolapt_BR
dc.subjectCaipirapt_BR
dc.subjectHillbillypt_BR
dc.subjectInterculturaçãopt_BR
dc.subjectInterculturationpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectBrasileirapt_BR
dc.subjectBrazilianpt_BR
dc.titleMúsica e viola: interculturações brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeMusic and viola (brasilian's guitar): brazilian interculturationspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Noronha, Gilberto Cezar de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1413157322908549pt_BR
dc.contributor.referee1Pinho, Amon Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5418286580636246pt_BR
dc.contributor.referee2Tolentino, Thiago Lenine Tito-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7741643677868055pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5005064254420991pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal, analisar historicamente o instrumento da viola como representação da cultura caipira brasileira que, através de seus tocares e fabricantes, sobrevive e se reinventa no seio da população e continua mais forte que nunca na memória dos brasileiros. Sua presença é fato marcante de parte da população do Brasil, muitas vezes utilizada para um requinte diferencial na hora de expressar o estilo musical distinto, nascendo de uma cultura popular e ganhando o gosto dos brasileiros em novas fronteiras da música. A metodologia adotada constituiu em pesquisa bibliográfica e documental seguida de documentos, envolvendo fontes diversas como jornais, letras de músicas do cancioneiro caipira brasileiro, tratando o objeto da viola nas experiências dos sujeitos históricos abordados no estudo. Além disso, trabalhamos com depoimentos orais de alguns expoentes da música caipira regional. Ao final dos três capítulos, a viola se coloca como instrumento principal de representação musical de uma parte da população brasileira que mantêm viva a chama do caipira, o sertanejo do interior há muito tempo adormecido, mas presente no modo de vida cada vez mais urbanizados e distantes das formas de vida e sociabilidade arcaicas referenciadas nas canções.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration81pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILpt_BR
dc.orcid.putcode66268428-
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