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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27792Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Machado, Marisia Pereira Ribeiro | - |
| dc.date.accessioned | 2019-12-18T16:34:24Z | - |
| dc.date.available | 2019-12-18T16:34:24Z | - |
| dc.date.issued | 2019-12-09 | - |
| dc.identifier.citation | MACHADO, Marisia Pereira Ribeiro. Retórica visual da loucura: corpos interditados e espaços de interdição em 'Girl, Interrupted' (1999). 2019. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27792 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | História e cinema | pt_BR |
| dc.subject | Visualidade | pt_BR |
| dc.subject | Mulheres | pt_BR |
| dc.subject | História da loucura | pt_BR |
| dc.subject | Hollywood | pt_BR |
| dc.subject | Girl, Interrupted | pt_BR |
| dc.subject | Madness | pt_BR |
| dc.subject | Madwoman | pt_BR |
| dc.title | Retórica visual da loucura: corpos interditados e espaços de interdição em 'Girl, Interrupted' (1999) | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Spini, Ana Paula | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3188333917470405 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Brandão, João Lucas Franco França | - |
| dc.contributor.referee2 | Reis, Lucas Henrique dos | - |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Partindo de uma análise fílmica e histórica do longa-metragem “Girl, Interrupted” lançado em 1999 por James Mangold, o presente trabalho tem como finalidade explorar a produção, reprodução e trajetória imagética dos modos do olhar sobre a loucura. A análise fílmica se consolida a partir de uma reflexão sobre a criação de diferentes personas – nessa pesquisa, mulheres – sobre as quais a indústria cinematográfica de Hollywood dispende sua promoção. A análise será desvelada sob duas perspectivas diferentes; a primeira concentra-se em uma investigação dos modos do olhar sobre o corpo feminino a partir de uma análise imagética das representações presentes na narrativa fílmica, sob a luz do processo histórico de concepção da loucura e da mulher louca. O segundo momento concentra a atenção nos olhares sobre os espaços de loucura; fazendo uma análise a partir das imagens que o filme apresenta sobre lugares de cuidado psiquiátrico, e abrindo precedentes para uma interlocução com a visualidade da Psiquiatria, da Instituição e da rua, refletindo dessa forma, sobre os diferentes lugares de expressão da loucura dentro da sociedade. O objetivo, portanto, está em refletir sobre como esse cosmo da loucura – aqui colocado como corpo interditado e espaço de interdição – incentivado por Hollywood, pode produzir, reproduzir ou romper com estigmas sobre mulheres e sobre loucura. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 89 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - História (Uberlândia) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RetoricaVisualLoucura.pdf | 2.3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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