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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMachado, Marisia Pereira Ribeiro-
dc.date.accessioned2019-12-18T16:34:24Z-
dc.date.available2019-12-18T16:34:24Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.citationMACHADO, Marisia Pereira Ribeiro. Retórica visual da loucura: corpos interditados e espaços de interdição em 'Girl, Interrupted' (1999). 2019. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27792-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória e cinemapt_BR
dc.subjectVisualidadept_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectHistória da loucurapt_BR
dc.subjectHollywoodpt_BR
dc.subjectGirl, Interruptedpt_BR
dc.subjectMadnesspt_BR
dc.subjectMadwomanpt_BR
dc.titleRetórica visual da loucura: corpos interditados e espaços de interdição em 'Girl, Interrupted' (1999)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Spini, Ana Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3188333917470405pt_BR
dc.contributor.referee1Brandão, João Lucas Franco França-
dc.contributor.referee2Reis, Lucas Henrique dos-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoPartindo de uma análise fílmica e histórica do longa-metragem “Girl, Interrupted” lançado em 1999 por James Mangold, o presente trabalho tem como finalidade explorar a produção, reprodução e trajetória imagética dos modos do olhar sobre a loucura. A análise fílmica se consolida a partir de uma reflexão sobre a criação de diferentes personas – nessa pesquisa, mulheres – sobre as quais a indústria cinematográfica de Hollywood dispende sua promoção. A análise será desvelada sob duas perspectivas diferentes; a primeira concentra-se em uma investigação dos modos do olhar sobre o corpo feminino a partir de uma análise imagética das representações presentes na narrativa fílmica, sob a luz do processo histórico de concepção da loucura e da mulher louca. O segundo momento concentra a atenção nos olhares sobre os espaços de loucura; fazendo uma análise a partir das imagens que o filme apresenta sobre lugares de cuidado psiquiátrico, e abrindo precedentes para uma interlocução com a visualidade da Psiquiatria, da Instituição e da rua, refletindo dessa forma, sobre os diferentes lugares de expressão da loucura dentro da sociedade. O objetivo, portanto, está em refletir sobre como esse cosmo da loucura – aqui colocado como corpo interditado e espaço de interdição – incentivado por Hollywood, pode produzir, reproduzir ou romper com estigmas sobre mulheres e sobre loucura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration89pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

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