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dc.creatorBarreto, Mariana Araújo-
dc.date.accessioned2019-12-17T20:44:39Z-
dc.date.available2019-12-17T20:44:39Z-
dc.date.issued2019-07-04-
dc.identifier.citationBARRETO, Mariana Araújo. Reflexões sobre os limites na educação e a conquista da moralidade na teoria de D. W. Winnicott. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27781-
dc.description.abstractThis paper deals with the question of limits in education and its implications for human development. The theme is current because it is widely debated by parents and educators, revealing a scenario of concern for the good behavior of children, as well as the effects of excessively authoritarian or permissive attitudes towards them. D. W. Winnicott's Theory of Emotional Maturity was sought for the reflections on this theme, based on the review of the author's work and his scholars in the specialized literature, at the present time. The chosen theoretical framework is highlighted by the valuable contributions to psychoanalysis, by emphasizing the importance of the initial stages of development in the constitution of the personality, while at the same time showing the crucial influence of the environment in this process. For the author, morality is a personal achievement arising from challenges and experiences integrated over time, enabling the individual to commit with himself and with the consequences produced by his actions. The question of limits to the behavior of children appears as a function to be performed by the environment, which may or may not facilitate this process, having different faces, depending on the maturing condition in which the child is. This requires that the environment remain sensitive to the nuances of what the child is communicating with their actions, allowing the integration of aggressiveness, manifestation of creativity and the possibility of redress when necessary.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMoralidadept_BR
dc.subjectWinnicottpt_BR
dc.titleReflexões sobre educação e a conquista da moralidade na teoria de D. W. Winnicottpt_BR
dc.title.alternativeReflections on education and the conquest of morality in D. W. Winnicott's theorypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Maria José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8549652382923677pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5909201439916994pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho versa sobre a questão dos limites na educação e suas implicações para o desenvolvimento humano. A temática se faz atual por ser amplamente debatida por pais e educadores, revelando um cenário de preocupação com o bom comportamento das crianças, bem como os efeitos de atitudes excessivamente autoritárias ou permissivas para elas. Buscou-se na teoria do amadurecimento emocional de D. W. Winnicott alicerces para as reflexões desta temática, a partir da revisão da literatura na obra do autor e seus estudiosos na atualidade. O referencial teórico escolhido se destaca pelas valiosas contribuições à psicanálise ao enfatizar a importância dos estágios iniciais do desenvolvimento na constituição da personalidade, ao mesmo tempo em que evidencia a influência crucial do ambiente neste processo. Para o autor, a moralidade é uma conquista pessoal decorrente de desafios e experiências integradas ao longo do tempo, possibilitando ao indivíduo o comprometimento com si mesmo e com as consequências produzidas pelos seus atos. A questão dos limites para o comportamento das crianças aparece como uma função a ser desempenhada pelo ambiente que pode facilitar ou não este processo, possuindo diferentes faces a depender da condição de amadurecimento em que a criança se encontra, exigindo que o mesmo permaneça sensível às nuances do que a criança está comunicando com seus atos, permitindo-lhe a integração da agressividade, manifestação da criatividade e possibilidade de reparação quando necessário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration39pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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