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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27648
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Damas, Bruna Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-13T16:54:51Z | - |
dc.date.available | 2019-12-13T16:54:51Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-18 | - |
dc.identifier.citation | DAMAS, Bruna Rodrigues. Preparação da instituição para o ENADE: importa? 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27648 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | ENADE | pt_BR |
dc.subject | Ações institucionais | pt_BR |
dc.subject | Desempenho acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Ciências contábeis | pt_BR |
dc.title | Preparação da instituição para o ENADE: importa? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Miranda, Gilberto José | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3004130380690632 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo teve por objetivo identificar as ações de incentivos direcionadas aos discentes pelas instituições de ensino superior do Brasil na área de Ciências Contábeis, em 2015, positivamente associadas ao rendimento obtido pelos estudantes no ENADE. Para tanto, foram aplicados questionários a alunos de 76 instituições públicas e privadas brasileiras. Os resultados encontrados evidenciam a frequência de ações adotadas pelas instituições, destacando-se as instituições particulares de ensino presencial e noturno das regiões Sul e Sudeste. Os testes estatísticos realizados mostram que ações preparatórias, como aulões, disciplinas específicas de preparação para o ENADE, cursos e outras atividades, tiveram frequência relativa de 53,9%, seguidas pelas ações de sensibilização, como seminários, oficinas, palestras, debates sobre a importância do conceito para a instituição, com 44,7% de frequência. No entanto, 38,2% das instituições não empreenderam ações preparatórias para o ENADE. Também foi constatado que as principais ações associadas ao indicador de diferença entre os desempenhos observado e esperado (IDD), em nível de correlação de 1%, dizem respeito à utilização da pontuação da nota do ENADE em disciplinas, e em nível de 5%, para ações de ofertas de benefícios e premiações, não estando a ausência de ações aplicadas pelas instituições associada ao desempenho do ENADE. Além disso, foi verificado que a ausência de ações é maior nas universidades públicas. Esses resultados evidenciam a necessidade de amplo questionamento pela sociedade e academias no tocante às ações e processos de avaliação da educação superior no Brasil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.sizeorduration | 17 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 66042619 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis |
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