Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27637
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Peixoto, Fernanda de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-13T00:04:58Z | - |
dc.date.available | 2019-12-13T00:04:58Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-02 | - |
dc.identifier.citation | PEIXOTO, Fernanda de Sousa. Aplicação do Problem Based Learning: uma percepção dos estudantes do curso de ciências contábeis de uma IES pública. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27637 | - |
dc.description.abstract | New teaching methodologies have been used by teachers, which aim to seek alternative means that better meet the needs of students, boosting the quality and efficiency of teaching. Problem Based Learning (PBL) emerges as one of these innovative strategies, a student-centered learning method that through research takes on a major role in their own learning, promoting both individual and group knowledge development and enhancing their reasoning, critical thinking and understanding. This research aimed to identify the perception of undergraduate students in Accounting about the application of PBL.The work was developed with students from a Higher Education Institution of Triangulo Mineiro, enrolled in the Social Accounting discipline. For the development of the research, bibliographic and documentary surveys were used, and for the composition of the research the questionnaire was used as a data collection instrument, where the questions referred to the application of the PBL. Based on the research, it was observed that most students were satisfied with the methodology and interested in taking courses in this format, where each highlighted as advantages of its application: increased sense of leadership, responsibility, collectivity and thinking. critical, and improved communication skills. As limitations, the complexity of remembering issues previously seen that could contribute to the solution of the problem, as well as the difficulty of working in groups was highlighted. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Problem based learning | pt_BR |
dc.subject | PBL | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Aplicação do Problem Based Learning: uma percepção dos estudantes do curso de ciências contábeis de uma IES pública | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Botinha, Reiner Alves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9846302370483665 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Novas metodologias de ensino vêm sendo utilizadas pelos professores, que visam buscar meios alternativos que melhor atende as necessidades dos estudantes, impulsionando a qualidade e eficiência do ensino. O Problem Based Learning (PBL), em português Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), surge como uma dessas estratégias inovadoras, um método de aprendizagem centrado no aluno, que por meio da pesquisa assume um papel de grande importância em seu próprio aprendizado, promovendo o desenvolvimento do conhecimento tanto individual quanto em grupo e aprimorando o raciocínio, pensamento crítico e entendimento dos alunos. A presente pesquisa teve como objetivo identificar qual é a percepção dos estudantes do curso de graduação em Ciências Contábeis acerca da aplicação do PBL. O trabalho foi desenvolvido com estudantes de uma Instituição de Ensino Superior do Triângulo Mineiro, matriculados na disciplina de Contabilidade Social. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados levantamentos bibliográficos e documentais, e para a composição da pesquisa utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados, no qual as questões referiam-se à aplicação do PBL. Com base na pesquisa realizada, observou-se que a maioria dos estudantes se mostraram satisfeitos com a metodologia e interessados em cursar disciplinas neste formato, e cada um destacou como vantagens de sua aplicação: o aumento do senso de liderança, responsabilidade, coletividade e pensamento crítico, e o aperfeiçoamento da capacidade de comunicação. Como limitações, foi destacada a complexidade de relembrar assuntos vistos anteriormente que poderiam contribuir com a solução do problema, e também a dificuldade de se trabalhar em grupo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.sizeorduration | 20 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 65991472 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AplicacaoProblemBased.pdf | 519.56 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License