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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27621
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Silva, Izaqueline Jhusmicele Alcântara da | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-11T22:03:50Z | - |
dc.date.available | 2019-12-11T22:03:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Izaqueline Jhusmicele Alcântara da. Análise da relação do Logistics Performance Index (LPI) e Global Competitiveness Index (GCI) no que tange à dimensão infraestrutura. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27621 | - |
dc.description.abstract | In the Brazilian scenario where the share of transport costs (road, water, air, rail and pipeline transport) reaches 60% of the full costs of logistics, the logistics activity, specially at infrastructure dimension, presents as a strategic tool to create value to the companies and to reach competitive advantage. The purpose of this study was to identify if exists any kind of association between the logistics performance measured by Logistics Performance Index (LPI) and the competitiveness measured by Global Competitiveness Index (GCI) regards of infrastructure dimension. It is a descriptive research with a quantitative approach with the use of secondary data released by the World Bank and the World Economic Forum (WEF) for the years of 2007, 2010, 2012, 2014, 2016 e 2018. The final sample was composed by 144 countries that presented LPI and GCI for at least one of the years of the analyzed period. To evaluate the degree of association between the infrastructure indicators, LPI and GCE, was applied the Pearson correlation test for the year of 2007 where the assumption of bivariate normality was proven and the Spearman correlation test to the general correlation and for the years of 2010, 2012, 2014, 2016 and 2018. The results pointed to a general correlation positive strong between the LPI and the GCI, the same was also observed in the annual analysis, except for 2010 that the correlation was moderate. These results indicate that a country's logistics performance in infrastructure is strongly associated with its level of global competitiveness. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Desempenho logístico | pt_BR |
dc.subject | Competitividade | pt_BR |
dc.subject | Infraestrutura | pt_BR |
dc.subject | Logistics Performance Index (LPI) | pt_BR |
dc.subject | Global Competitiveness Index (GCI) | pt_BR |
dc.title | Análise da relação do Logistics Performance Index (LPI) e Global Competitiveness Index (GCI) no que tange à dimensão infraestrutura | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the Relation of Logistics Performance Index (LPI) and Global Competitiveness Index (GCI) regards of infrastructure dimension | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Leal, Edvalda Araújo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1010780688440896 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8404505205265516 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | No cenário brasileiro em que a parcela dos custos com transporte (rodoviário, hidroviário, aéreo, ferroviário e dutoviário) alcançam 60% dos custos totais de logística, a atividade logística, especialmente na dimensão infraestrutura, apresenta-se como uma ferramenta estratégica para a criação de valor às empresas e alcance da vantagem competitiva. O propósito deste estudo foi identificar se existe algum tipo de associação entre o desempenho logístico mensurado pelo Logistics Performance Index (LPI) e a competitividade mensurada pelo Global Competitiveness Index (GCI) no que tange à dimensão infraestrutura. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa com a utilização de dados secundários divulgados pelo Banco Mundial e pelo World Economic Forum (WEF) para os anos de 2007, 2010, 2012, 2014, 2016 e 2018. A amostra final ficou composta por 144 países que apresentaram LPI e GCI para pelo menos um dos anos do período analisado. Para avaliar o grau de associação entre os indicadores de infraestrutura, LPI e GCI, aplicou-se o teste de correlação de Pearson para ano de 2007 onde o pressuposto da normalidade bivariada foi comprovado e o teste de correlação de Spearman para a correlação geral e para os anos 2010, 2012, 2014, 2016 e 2018. Os resultados apontaram para uma correlação geral positiva forte entre o LPI e o GCI, o mesmo também foi observado na análise anual, com exceção de 2010 que a correlação foi moderada. Estes resultados indicam que o desempenho logístico em infraestrutura de um país tem forte associação com seu nível de competitividade global. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.sizeorduration | 26 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 65931437 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis |
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