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dc.creatorLima, Marco Rogério Calheira-
dc.date.accessioned2019-12-11T18:40:13Z-
dc.date.available2019-12-11T18:40:13Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifier.citationLIMA, Marco Rogério Calheira. Desenvolvimento de um sistema eletrônico para partida de motores de indução trifásicos com controle programável da amplitude da corrente de partida. 1998. 154 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.1998.6pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27604-
dc.description.abstractThis work presents an analysis of induction motor behaviour under starting conditions. Comparison of conventional starting methods with a “soft starting” electronic approach is carried out both in theory and in the laboratory. A thyristor converter with microprocessor control, which allows for the control of the amplitude of the starting current is developed and assembled. The control software is also developed and used in the experiments. Theoretical studies are carried out using a simulation program specifically developed for the work. The outcome is that the electronic starting method is better than the conventional ones, and that is shown in both theoretical and experimental tests.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCircuito equivalente do motor de induçãopt_BR
dc.subjectPartida do motor de induçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um sistema eletrônico para partida de motores de indução trifásicos com controle programável da amplitude da corrente de partidapt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of an electronic system for starting three-phase induction motors with programmable control of starting current amplitudept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Darizon Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0010205194816384pt_BR
dc.contributor.referee1Aguiar, Manoel-
dc.contributor.referee2Farias, Valdeir José de-
dc.contributor.referee3Chaves, Marcelo Lynce Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3924725264173056pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise teórico experimental do comportamento do motor de indução quando acionado por um conversor tiristorizado microprocessado, que utiliza a técnica de realimentação de corrente para controle dos ângulos de disparos. É feito um estudo comparativo entre os principais métodos de partida enfatizando a corrente máxima, vantagens e desvantagens que cada um oferece. Observa-se que os métodos tradicionais de partida como a estrela-triângulo e a chave compensadora apesar de reduzir a tensão inicial aplicada ao estator, a corrente apresenta picos tanto no inicio como na mudança de tensão, onde também ocorre a interrupção do fluxo de corrente neste intervalo de tempo. Entretanto, a partida eletrônica “Soft-Starter” apresentou resultados melhores onde a corrente de partida obedeceu uma rampa de crescimento até o limite determinado via programa de controle em seguida entrando em regime continuamente sem interrupções, minimizando bastante os efeitos prejudiciais que a partida dos motores de indução oferecem ao sistema supridor de energia. Os estudos teóricos são realizados com base em programa de simulação especificamente desenvolvido para o trabalho. O conversor tiristorizado foi também completamente desenvolvido nos laboratórios, para a execução dos testes experimentais. Os programas e a placa de interface para permitir o controle do conversor através do microcomputador foram desenvolvidos e implementados. Os resultados obtidos experimentalmente se mostram bastante semelhantes àqueles simulados, o que confirma a validade dos estudos teóricos apresentados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration154pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.1998.6pt_BR
dc.orcid.putcode81754509-
dc.crossref.doibatchid5d374808-3e60-4a65-a1f3-ee0a97b92e63-
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