Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27603
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMarcelino, Paula Vicente-
dc.date.accessioned2019-12-11T18:34:01Z-
dc.date.available2019-12-11T18:34:01Z-
dc.date.issued2019-09-12-
dc.identifier.citationMARCELINO, Paula Vicente. A fabulação como metodologia no ensino de ciências a partir da pesquisa narrativa. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27603-
dc.description.abstractIn this present academic work, I remember the fabulations and adventures lived by me as a child in your introduction. And now, living the adult life, and has served as a teacher in the early grades of basic education after doing Pedagogy graduation, I understand how importante is the childhood. It is in this phase that new discoveries of the world happen and the kids can understand what’s around them through fabulation. However, over the school years, these fabulations are changed to a teaching monotonous, but this teaching method doesn’t make it easy to understand subjects like cells, astronomy, botany and others. In this way, a board game was developed so the fabulation can be work in the teaching of botany. The game starts from a sunflower principle, that ask questions about the plants way of life, and these questions stimulated as fabulous answers helps the students comprehension about Botanypt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFabulaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de botânicapt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.titleA fabulação como metodologia no ensino de ciências a partir da pesquisa narrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Daniela Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8974289881139128pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4770213326158427pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho, rememoro as fabulações e peripécias vividas por mim enquanto criança em sua introdução. Agora, vivendo a vida adulta e tendo atuado como professora nas séries iniciais da educação básica após ter feito pedagogia, compreendo o quão importante é a infância. É na infância que acontecem as descobertas do mundo, é fabulando que a criança consegue compreender o que a cerca. Entretanto, com o passar dos anos escolares, essas fabulações são desbastadas por um ensino monótono, sendo que tal método de ensino não facilita a compreensão de assuntos como por exemplo, as células, a astronomia, a botânica, dentre outros. Deste modo, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro para que a fabulação seja trabalhada no ensino de botânica. O jogo parte do princípio de um Girassol, na qual são feitas perguntas sobre o modo de vida da planta e tais perguntas estimulam as respostas fabulativas, facilitando a compreensão do aluno acerca do conteúdo de botânicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration24pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.orcid.putcode65931596-
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
FabulaçãoMetodologiaEnsino.pdf2.24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons