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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27590
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Batista, Carolina Abdon de Souza | - |
dc.creator | Araújo, Jéssica Karine Machado | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-11T17:22:24Z | - |
dc.date.available | 2019-12-11T17:22:24Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-22 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Carolina Abdon de Souza; ARAÚJO, Jéssica Karine Machado. Benefícios da hipoterapia em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27590 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Hipoterapia | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.title | Benefícios da hipoterapia em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dionisio, Jadiane | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1067940853843923 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lange, Cristiane | - |
dc.contributor.referee2 | Dornelas, Lílian de Fátima | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID) que afeta o sistema nervoso, caracterizado por alterações comportamentais, déficits na interação social, fala e comunicação não-verbal, padrões repetitivos e estereotipados e um conjunto restrito de interesse e atividades. No Transtorno do Espectro Autista, a Hipoterapia promove efeitos relevantes no desenvolvimento da criança, pois o cavalo se torna um recurso terapêutico, através de seus movimentos tridimensionais e multidirecionais proporciona estímulos sensoriais e motores. Pensando nisso, o objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão sistematizada da literatura, sobre os efeitos da hipoterapia em crianças com Transtorno do Espectro Autista. Inicialmente realizamos uma busca por materiais disponíveis nas bases de dados eletrônicos PubMed, ScienceDirect, MEDLINE, LILACS, SciELO e Portal Capes via CAFe utilizando os seguintes descritores: hipoterapia, autismo, equine-assisted therapy e autistic disorder. Selecionamos sete artigos publicados entre 2009 e 2019. Os resultados mostram que com a hipoterapia ocorreu melhora na comunicação e interação social, comportamento emocional, domínio de habilidades motoras, capacidade de manter atenção, estabilidade postural, vocabulário, participação em atividades de vida diária, tolerância e reação a estímulos sensoriais e redução no nível de autismo. Mostrando, portanto, que a hipoterapia é uma intervenção benéfica e bastante relevante no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Fisioterapia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 22 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Fisioterapia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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BenefíciosHipoterapiaCrianças.pdf | 770.99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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