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dc.creatorSantos, Ana Clara de Sousa-
dc.date.accessioned2019-12-10T23:36:09Z-
dc.date.available2019-12-10T23:36:09Z-
dc.date.issued2019-11-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Clara de Sousa. Percepção de discentes do curso de Ciências Contábeis sobre o SPED e o e-Social. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27575-
dc.description.abstractIn Brazil, the Public Digital Bookkeeping System (SPED) was instituted in 2007, constituting an advance in the computerization of the relationship between the tax authorities and taxpayers. In 2014 a new SPED modality was created, referring to tax, labor and social security information, derived from the onerous labor relationship, called eSocial. Given this context, the present study aimed to verify the perception of students from the last two years of the Accounting Science course at the Federal University of Uberlândia (UFU) about SPED and eSocial. For this, an interview was conducted using a questionnaire containing 19 questions, whose respondents, in a total of 22 students, were approached at random. The results indicated deficiency regarding the knowledge of the systems by the students, except those who obtained training promoted by the companies where they work. It is concluded that although most respondents were from the last period of the course, they do not consider themselves prepared to use the systems in question.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectAccountingpt_BR
dc.subjectSPEDpt_BR
dc.subjecteSocialpt_BR
dc.subjectDiscentespt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.titlePercepção de discentes do curso de ciências contábeis sobre o SPED e o e-Socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Débora Rosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5052877224919245pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) foi instituído em 2007, constituindo um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes. Em 2014 foi criada uma nova modalidade do SPED, em referência às informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias, oriundas da relação onerosa do trabalho, denominada eSocial. Diante deste contexto, o presente estudo teve como objetivo verificar a percepção de alunos dos dois últimos anos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) sobre o SPED e do eSocial. Para tal foi realizada uma entrevista utilizando-se de um questionário contendo 19 perguntas, cujos entrevistados, num total de 22 discentes, foram abordados de forma aleatória. Os resultados apontaram deficiência quanto ao conhecimento dos sistemas pelos discentes, salvo aqueles que obtiveram treinamentos promovidos pelas empresas onde trabalham. Conclui-se que, embora a maioria dos respondentes pertenceram ao último período do curso, não se consideram preparados para a utilização dos sistemas em questão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration18pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.orcid.putcode65866650-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

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