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dc.creatorDias, Duartina Ana-
dc.date.accessioned2019-12-09T20:21:45Z-
dc.date.available2019-12-09T20:21:45Z-
dc.date.issued2019-11-26-
dc.identifier.citationDIAS, Duartina Ana. Inclusão da criança com deficiência na Educação Infantil: uma análise da Base Nacional Comum Curricular. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27534-
dc.description.abstractIn Brazil, studies and legislation have been defending the consolidation of an inclusive education, whose objective is to promote the integral development of all students. In this scenario, early childhood education, as the first stage of basic education, emerges with specific demands for working with children with disabilities. Considering these assumptions, we understand that the national laws that guide this educational stage, such as the Common National Curriculum Base (BNCC), play a major role in the process of building day care centers and inclusive preschools. Thus, this research aimed to investigate whether and how the inclusion of children with disabilities in early childhood education is contemplated in the three versions of the BNCC. For this, a qualitative documentary research was conducted, in dialogue with the theoretical-methodological assumptions of the historical-cultural approach, which analyzed the three versions of the BNCC published, respectively, in 2015, 2016 and 2017, on the Ministry's website. of Education in Brazil. The results of this research point to the absence of a specific standardization in the BNCC that includes the inclusion of children with disabilities in early childhood education, besides the suppression, in the third version of the document, of a specific discussion about Special Education in the Inclusive Perspective, present in the versions. that preceded it. Given these results, and understanding that these absences may contribute to exclusionary practices, we propose debates, between schools and government institutions, on Brazilian educational public policies that include the inclusion of children with disabilities in early childhood education, in order to contribute to the construction curricula, pedagogical practices and inclusive legislation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBase nacional comum curricularpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectCommon national curriculumpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectDeficiencypt_BR
dc.titleInclusão da criança com deficiência na educação infantil: uma análise da Base Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Luciana Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0461476961455932pt_BR
dc.contributor.referee1Resende, Marineia Crosara de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0409057068698837pt_BR
dc.contributor.referee2Ávila, Érica Giaretta Biase-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8751120414752746pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5582876273085860pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, estudos e legislações vêm defendendo a consolidação de uma educação inclusiva, cujo objetivo é a promoção do desenvolvimento integral de todos os educandos. Nesse cenário, a Educação Infantil, enquanto primeira etapa da Educação Básica, emerge com demandas específicas para o trabalho com as crianças com deficiência. Considerando tais premissas, compreendemos que as legislações nacionais norteadoras desta etapa educacional, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), possuem papel primordial no processo de construção de creches e pré-escolas inclusivas. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo investigar se e como é contemplada, nas três versões da BNCC, a inclusão da criança com deficiência na Educação Infantil. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental de cunho qualitativo, em diálogo com os pressupostos teórico-metodológicos da abordagem histórico-cultural, na qual foram analisadas as três versões da BNCC publicadas, respectivamente, em 2015, 2016 e 2017, no site do Ministério da Educação do Brasil. Os resultados dessa pesquisa apontam a ausência de uma normatização específica, na BNCC, que contemple a inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil, além da supressão, na terceira versão do documento, de discussão específica sobre Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, presente nas versões que a antecederam. Diante desses resultados, e entendendo que essas ausências podem contribuir com práticas excludentes, propomos debates, entre as escolas e as instituições governamentais, sobre políticas públicas educacionais brasileiras que contemplem a inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil, de modo a colaborar para a construção de currículos, práticas pedagógicas e legislações inclusivas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration47pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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