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dc.creatorFaria, Luciana Correia Lima Gonçalves de-
dc.date.accessioned2019-11-11T22:22:29Z-
dc.date.available2019-11-11T22:22:29Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationFARIA, Luciana Correia Lima Gonçalves de. Desenvolvimento de um ambiente virtual como ferramenta de apoio para a racionalização do uso de energia elétrica. 2002. 131 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.35pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27329-
dc.description.abstractThis work shows how Virtual Reality techniques can be used to simulate domestic energy consumption. A prototype system was developed to evaluate the proposed techiniques. In this system, a virtual house with electric equipments has been built using VRML (Virtual Reality Modeling Language). The purpose is to enable an user to interact with the experiments of electric virtual equipments to educate himself about the non-waste of electric energy comsumption. Simulations with the work of house electric comsumption objects was made in “real time”, with Scripts using JavaScript, that update sincronizelly the virtual world. The system was presented to potential users, and the evaluated results are showed in this dissertation. The VRML proved be adequated to model all the virtual house objects. JavaScript language, that is compatible with VRML, enabled all the necessary simulations to implement the work of the house electric energy. It is important to emphasize that in order to simulate dynamic applications based on VRML, the use of JavaScript or Java is hardly recommended and necessary. Based on the questionary, is possible to conclude that the system showed itself useful to educate the users about electric energy comsumption. It’s believable that this usefolness was enabled by the Virtual Reality techniques potential. As future works the sugestions presented in the questionary will be analysed for implementation. And in the future, another energy sources will be considered to be implemented and evaluated, against electric energy source, to provide.altemative options of non-waste energy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectConsumo de energiapt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um ambiente virtual como ferramenta de apoio para a racionalização do uso de energia elétricapt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a virtual environment as a support tool for rationalizing the use of electricitypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cardoso, Alexandre-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3767009717402045pt_BR
dc.contributor.advisor1Lamounier Júnior, Edgard Afonso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0239619592699303pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Rosa Maria Esteves Moreira da-
dc.contributor.referee2Soares, Alcimar Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8434103815800687pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação mostra como técnicas de Realidade Virtual podem ser exploradas para simular o consumo de energia em residências. Um sistema protótipo foi desenvolvido para avaliar as técnicas propostas. Nesse sistema, uma casa virtual com equipamentos elétricos foi construída utilizando-se a linguagem VRML (Virtual Reality Modeling Language). O objetivo é permitir que o usuário interaja com esses equipamentos elétricos virtuais e eduque-se sobre a utilização da energia elétrica sem desperdício através dos seus experimentos sobre o consumo de energia no mundo virtual. Simulações do funcionamento e dos objetos de consumo, “em tempo real”, foram desenvolvidas através dos scripts da linguagem JavaScript, que atualiza sincronamente o mundo virtual. O sistema foi apresentado a potenciais usuários, e os resultados das avaliações são indicados nessa dissertação. A linguagem VRML provou ser adequada para modelar todos os objetos da casa virtual. A linguagem JavaScript, que é compatível com a VRML, permitiu todas as simulações necessárias para a implementação do funcionamento da energia elétrica da casa. Importante ressaltar que, para a implementação de aplicações dinâmicas baseadas na VRML, a utilização de JavaScript ou Java é fortemente necessária e recomendável. Baseados no questionário é possível concluir que o sistema mostrou-se útil para a educação da população sobre o consumo da energia elétrica. Acredita-se que tal utilidade foi propiciada pela exploração do potencial oferecido pelas técnicas de Realidade Virtual. Como trabalho futuro, sugestões apresentadas pelos usuários, através dos questionários, serão avaliadas para implementação. Mais a frente, outras fontes de energia serão consideradas para serem implementadas e avaliadas, em contrapartida à fonte de energia elétrica do sistema, a fim de proporcionar opções alternativas de economia de energia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration131pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.35pt_BR
dc.orcid.putcode81754486-
dc.crossref.doibatchid4bae1d7f-9bd6-47c7-b301-d78325bee2eb-
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