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dc.creatorRodrigues, Fernando Buiatti-
dc.date.accessioned2019-10-29T19:00:02Z-
dc.date.available2019-10-29T19:00:02Z-
dc.date.issued2016-07-06-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Fernando Buiatti. Desenvolvimento, projeto e construção de sistemas e acessórios mecânicos destinados à automação de um cilindro de reparo por atrito portátil. 2016. 193 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica_ - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.69pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27249-
dc.description.abstractArc welding is one of the most applied techniques to repair mechanical structures. However, it has different inconvenients and limitations that are not present on the friction processes as in FTPW (Friction Tapered Plug Welding). The FTPW comprises of three major steps: The first one is the drilling of a tapered blind hole with a specific geometry. Secondly, the hole is filled with a tapered plug coaxially introduced with rotation and axial load. The third and final step is the milling of the non processed rod and flash materials, thus obtaining the original surface flatness. This dissertation presents different developments made for a friction welding unit built at the Friction and Wear Technology Laboratory, enabling it to complete all major steps (drilling, filling and milling). Mandrels and special tools were also designed. The results showed that the redesigned hydraulic unit completed successfully all FTPW steps. Macro and microscopic analysis also showed free defects samples.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPS - Centro de Atenção Psicosocialpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectReparo por atritopt_BR
dc.subjectProcesso FTPWpt_BR
dc.subjectUsinagempt_BR
dc.subjectFerramentaspt_BR
dc.subjectUnidade Hidráulicapt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectAtritopt_BR
dc.subjectCilindrospt_BR
dc.subjectHidráulicapt_BR
dc.subjectFriction Repairpt_BR
dc.subjectFTPW Processpt_BR
dc.subjectMachiningpt_BR
dc.subjectToolspt_BR
dc.subjectHydraulic Power Unitpt_BR
dc.subjectMechanical engineeringpt_BR
dc.subjectFrictionpt_BR
dc.subjectCylinderpt_BR
dc.titleDesenvolvimento, projeto e construção de sistemas e acessórios mecânicos destinados à automação de um cilindro de reparo por atrito portátilpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment, design and construction of mechanical systems and accessories for the automation of a portable friction repair unitpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Franco, Sinésio Domingues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6962236459954318pt_BR
dc.contributor.referee1Paes, Marcelo Torres Piza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0148916978758197pt_BR
dc.contributor.referee2Vilarinho, Louriel Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8553716610264673pt_BR
dc.contributor.referee3Marinho, Ricardo Reppold-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1099383180239240pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA soldagem a arco voltaico consiste em uma das técnicas mais utilizadas para o reparo de estruturas. No entanto, está técnica apresenta uma série de inconvenientes e limitações, que não ocorrem no processamento por atrito, como no FTPW (Friction Tapered Plug Welding). O processo de reparo FTPW é dividido em três importantes etapas. A primeira etapa consiste na usinagem de uma cavidade cônica não passante de geometria específica. A segunda etapa consiste no preenchimento desta cavidade, pela introdução coaxial de um pino cônico de geometria específica, submetido a rotação e força axial. A terceira e última etapa, consiste no fresamento do material do pino não processado e da rebarba (flash), obtendo assim a planicidade original da superfície. Este trabalho apresenta os desenvolvimentos introduzidos em uma unidade de reparo por atrito construída pelo Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste (LTAD), habilitando-a a realizar todas as etapas (furação, preenchimento e fresamento) do reparo. Neste trabalho foram projetados ainda mandris e ferramentas especiais de usinagem. Os resultados obtidos mostraram que as implementações na unidade hidráulica permitiram a execução de todas as etapas do reparo por atrito. Análises macro e microscópicas mostraram que todos os preenchimentos realizados não apresentaram defeitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration193pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOSpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.69pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
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