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dc.creatorAbreu, Demian-
dc.date.accessioned2019-10-21T15:26:27Z-
dc.date.available2019-10-21T15:26:27Z-
dc.date.issued2019-07-31-
dc.identifier.citationABREU, Demian. Tribocorrosão em aços inoxidáveis ferríticos: uma abordagem metodológica. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10 14393/ufu di.2019.2175pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27204-
dc.description.abstractThe goal of this work was to develop a methodological approach to characterize the tribocorrosion of ferritic stainless steels. For a matter of comparison, the carbon steel was also studied. A reciprocating motion tribometer was used under constant load and sliding velocity conditions. An electrochemical cell associated with a potentiostat was designed, constructed and incorporated to the tribometer. Thus, in order to evaluate the synergic effect of tribocorrosion, a specific methodology was developed, since the literature lacks methodologies to determine the tribocorrosion synergy in potenciodynamic (potential scanning) tests. Therefore, the methodology consists in perform sliding tribological tests in order to strictly evaluate the mechanical wear, the corrosion resistance, in the absence of mechanical wear, and tribocorrosion tests, which associate both mechanical wear and the corrosion degradation from chemical/electrochemical effects. The validation of the developed methodology consisted of its application in ferritic stainless steels with different chromium content. Among the stainless steels, those with 16 % of chromium showed higher friction coefficient and lower wear rate compared to those with 11 % of chromium content. The carbon steel, on the other hand, showed the lowest friction coefficient and the highest wear rate among all materials. The results in corrosion tests showed that higher is the corrosion resistance when the stainless steel has higher chromium content. It was verified similarities of the wear mechanism between the tribocorrosion and the tribological tests. Such similarities can possibly explain the synergy obtained, which was slightly positive, that is, the tribocorrosion apparently intensified the wear rate in the materials, although in a little significant way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTribocorrosãopt_BR
dc.subjectAços Inoxidáveis Ferríticospt_BR
dc.subjectCorrosãopt_BR
dc.subjectDesgaste por deslizamentopt_BR
dc.subjectTribocorrosionpt_BR
dc.subjectFerritic stainless steelspt_BR
dc.subjectCorrosionpt_BR
dc.subjectSliding Wearpt_BR
dc.titleTribocorrosão em aços inoxidáveis ferríticos: uma abordagem metodológicapt_BR
dc.title.alternativeTribocorrosion in ferritic stainless steels: a methodological approachpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ardila, Miguel Angel Narvaez-
dc.contributor.advisor1Mello, José Daniel Biasoli de-
dc.contributor.referee1Silva Junior, Washington Martins da-
dc.contributor.referee2Vieira, Lucia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1696467778255755pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi desenvolver uma abordagem metodológica para caracterizar a tribocorrosão de aços inoxidáveis ferríticos. Para efeito de comparação, o aço carbono também foi estudado. Foi utilizado um tribômetro no modo de movimento alternado com condições de carga e velocidade de deslizamento constantes. Para tanto, esse equipamento contou com uma adaptação, que consistiu no projeto, construção e incorporação de uma célula eletroquímica associada a um potenciostato. Assim, para avaliar o efeito sinérgico da tribocorrosão, foi elaborada uma metodologia específica, já que a literatura é escassa em metodologias para determinar a sinergia da tribocorrosão em ensaios potenciodinâmicos (com varredura de potencial). Dessa forma, a metodologia consiste em realizar ensaios tribológicos por deslizamento, a fim de se avaliar o desgaste puramente mecânico, ensaios de corrosão, para avaliar a resistência à corrosão na ausência de desgaste mecânico, e ensaios tribocorrosivos, que associam o desgaste mecânico e a degradação oriunda de efeitos químicos/eletroquímicos. A avaliação da metodologia desenvolvida se deu pela sua aplicação ao estudo do efeito do teor de cromo na resistência à tribocorrosão de aços inoxidáveis ferríticos. Dentre os aços inoxidáveis, os que possuem 16 % de cromo em sua composição apresentaram maior coeficiente de atrito e menor taxa de desgaste quando comparados aos aços inoxidáveis com 11 % de cromo nos testes tribológicos. O aço carbono, por sua vez, apresentou o menor atrito e o maior desgaste dentre todos os materiais. Os resultados dos ensaios de corrosão mostraram que quanto maior o teor de cromo do aço inoxidável, maior é a sua resistência à corrosão. Foi constatado que os mecanismos de desgaste eram similares, com marcas de abrasão nas marcas de desgaste ao final dos ensaios tribológicos e tribocorrosivos. Tal similaridade possivelmente explica a sinergia obtida, que foi ligeiramente positiva, ou seja, a tribocorrosão agravou o desgaste dos materiais, ainda que de maneira pouco significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration141pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.identifier.doihttpx://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2175pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
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