Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27202
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Vanessa Garcia-
dc.date.accessioned2019-10-18T19:28:40Z-
dc.date.available2019-10-18T19:28:40Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Vanessa Garcia dos. A formação de praticantes de Danças Urbanas em cursos de graduação em Dança no Brasil de 2007 a 2017. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2335pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27202-
dc.description.abstractThis research presents a survey of urban dancers who attend or have attended Dance undergraduate courses in Brazil from 2007 to 2017. Through the mixed research method with data collection and concomitant strategy it was possible to obtain data that were analyzed in both quantitative and qualitative ways. The data collection was done through questionnaire composed of 25 dissertative and multiple-choice questions which application obtained 104 responses, of which 95 were considered valid. The theoretical perspective analyzes and interpret the data is the concept of field by the sociologist Pierre Bourdieu. The objective of this work is to observe in what Dance undergraduate courses can be an education context for Urban Dances practitioners, from the students’ point of view. The survey mapped practitioners in the 5 regions of Brazil, in 14 states, and 25 of the 35 institutions that have Dance undergraduate courses in Brazil. It was possible to observe that the number of newcomers and graduates has grown over the years and that the Dance undergraduate courses can contribute in different ways in the education of the Urban Dances practitioners. In addition, it is noted the occurrence of changes in the emergent field of Urban Dances, especially due to the increase of the agents’ symbolic capital when they graduate in Dance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDanças Urbanaspt_BR
dc.subjectUrban Dancespt_BR
dc.subjectGraduação em Dançapt_BR
dc.subjectGraduation in Dancept_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPierre Bourdieupt_BR
dc.subjectCampo Emergentept_BR
dc.subjectEmergent Fieldpt_BR
dc.subjectHip Hoppt_BR
dc.titleA formação de praticantes de Danças Urbanas em cursos de graduação em dança no Brasil de 2007 a 2017pt_BR
dc.title.alternativeUrban dancers' education in Undergraduate dance courses in Brazil from 2007 to 2017pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Aguiar, Daniella de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3089944755374031pt_BR
dc.contributor.referee1Molina, Alexandre José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8400058869882123pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Lara Seidler de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3292807647638357pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4669106967011907pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta um levantamento de praticantes de Danças Urbanas que cursem ou tenham cursado Graduações em Dança no Brasil de 2007 a 2017. A partir do método de pesquisa mista com coleta de dados e estratégia de modo concomitante foi possível obter dados que são analisados de modo quantitativo e qualitativo. A coleta de dados se deu por meio de questionário composto por 25 questões dissertativas e de múltipla escolha, cuja aplicação obteve 104 respostas, das quais 95 foram consideradas válidas. A perspectiva teórica escolhida para análise e interpretação dos dados foi o conceito de campo abordado pelo sociólogo Pierre Bourdieu. O objetivo deste trabalho é observar de que maneira a graduação em Dança pode ser um espaço de formação para praticantes de Danças Urbanas a partir da perspectiva dos estudantes. O levantamento mapeou praticantes nas 5 regiões do Brasil, em 14 estados, e em 25 das 35 instituições que possuem graduações em Dança no Brasil. Foi possível observar que o número de ingressantes e egressos cresceu no decorrer dos anos e que a graduação em Dança pode contribuir de diversas maneiras na formação de praticantes de Danças Urbanas. Além disso, foi possível apontar possíveis alterações no campo emergente de Danças Urbanas, principalmente a partir do aumento do capital simbólico dos agentes ao se graduarem em Dança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration104pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2335pt_BR
dc.orcid.putcode63355964-
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FormaçãoPraticantesDanças.pdf3.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons