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dc.creatorWeber, Renata Alessandra-
dc.date.accessioned2019-10-18T18:53:32Z-
dc.date.available2019-10-18T18:53:32Z-
dc.date.issued2019-08-26-
dc.identifier.citationWEBER, Renata Alessandra. Njilas: dance e esqueça suas dores - técnicas e poéticas de encenação e composição da personagem. 2019. 149 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.201.77.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27201-
dc.description.abstractThis dissertation is developed in the transition between the theories and practices of acting. It recognizes the possibility to place an important contribution of reflections about methodological foundations of theatrical practice and creation in the singularity of a specific experience. For this, it analyzes the creative procedures used in the composition of the play Njilas: Dance e Esqueça suas Dores inserted in the general context of Laborsatori Teatro theatrical methodology. It also analyzes the creative steps used to compose the character Afoju, played by me and created in the thresholds of art and life. Written by a speech that considers the intimate, chaotic and emotional universe of being an actress, this dissertation presents the poetic and technical intertwining that constitutes scene and character through inevitably interdisciplinary aspects, connecting theatrical studies and anthropology, mythology and psychology. Therefore, some documents were taken as observation sources (sketches, audio-visual records, personal notes) besides my own somatic reactions engaged with the work‘s general methodology, functioning as significant sources of information.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectComposiçãopt_BR
dc.subjectCompositionpt_BR
dc.subjectEncenaçãopt_BR
dc.subjectStagingpt_BR
dc.subjectPersonagempt_BR
dc.subjectCharacterpt_BR
dc.subjectAtrizpt_BR
dc.subjectActresspt_BR
dc.subjectArte-Vidapt_BR
dc.subjectArt-Lifept_BR
dc.titleNjilas: dance e esqueça suas dores - técnicas e poéticas de encenação e composição da personagempt_BR
dc.title.alternativeNjilas: dance and forget your pains - staging and character composition techniques and poeticspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Aleixo, Fernando Manoel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776974E2pt_BR
dc.contributor.referee1Leal, Mara Lúcia-
dc.contributor.referee2Jacobs, Daiane Dordete Steckert-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4454399T5pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação se desenvolve no trânsito entre a teoria e a prática teatral. Reconhece a possibilidade de identificar um importante aporte de reflexão sobre fundamentos metodológicos, da prática e da criação teatral, na singularidade de uma prática cênica específica. Para tal, analisa os procedimentos criativos empregados na composição do espetáculo Njilas: Dance e Esqueça suas Dores, inserido no contexto geral da metodologia cênica do Laborsatori Teatro. Ainda, analisa as etapas criativas que compuseram a personagem Afoju, por mim interpretada e composta no limiar dos aspectos de arte e vida. Tecida sob um discurso que considera o universo íntimo, caótico e emocional de ser atriz, esta dissertação apresenta os entrelaçamentos técnicos e poéticos que constituem cena e personagem, por meio de aspectos inevitavelmente interdisciplinares, relacionando os estudos teatrais com a antropologia, a mitologia e a psicologia. Portanto, alguns documentos são tomados como fontes de observação (croquis, registros audiovisuais, anotações pessoais), além das minhas próprias reações somáticas que, em engajamento com a metodologia geral de trabalho, também operam como fontes significativas de informação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration149pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2366pt_BR
dc.orcid.putcode63355965-
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

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