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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27201
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Weber, Renata Alessandra | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-18T18:53:32Z | - |
dc.date.available | 2019-10-18T18:53:32Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-26 | - |
dc.identifier.citation | WEBER, Renata Alessandra. Njilas: dance e esqueça suas dores - técnicas e poéticas de encenação e composição da personagem. 2019. 149 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.201.77. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27201 | - |
dc.description.abstract | This dissertation is developed in the transition between the theories and practices of acting. It recognizes the possibility to place an important contribution of reflections about methodological foundations of theatrical practice and creation in the singularity of a specific experience. For this, it analyzes the creative procedures used in the composition of the play Njilas: Dance e Esqueça suas Dores inserted in the general context of Laborsatori Teatro theatrical methodology. It also analyzes the creative steps used to compose the character Afoju, played by me and created in the thresholds of art and life. Written by a speech that considers the intimate, chaotic and emotional universe of being an actress, this dissertation presents the poetic and technical intertwining that constitutes scene and character through inevitably interdisciplinary aspects, connecting theatrical studies and anthropology, mythology and psychology. Therefore, some documents were taken as observation sources (sketches, audio-visual records, personal notes) besides my own somatic reactions engaged with the work‘s general methodology, functioning as significant sources of information. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Composição | pt_BR |
dc.subject | Composition | pt_BR |
dc.subject | Encenação | pt_BR |
dc.subject | Staging | pt_BR |
dc.subject | Personagem | pt_BR |
dc.subject | Character | pt_BR |
dc.subject | Atriz | pt_BR |
dc.subject | Actress | pt_BR |
dc.subject | Arte-Vida | pt_BR |
dc.subject | Art-Life | pt_BR |
dc.title | Njilas: dance e esqueça suas dores - técnicas e poéticas de encenação e composição da personagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Njilas: dance and forget your pains - staging and character composition techniques and poetics | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Aleixo, Fernando Manoel | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776974E2 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leal, Mara Lúcia | - |
dc.contributor.referee2 | Jacobs, Daiane Dordete Steckert | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4454399T5 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação se desenvolve no trânsito entre a teoria e a prática teatral. Reconhece a possibilidade de identificar um importante aporte de reflexão sobre fundamentos metodológicos, da prática e da criação teatral, na singularidade de uma prática cênica específica. Para tal, analisa os procedimentos criativos empregados na composição do espetáculo Njilas: Dance e Esqueça suas Dores, inserido no contexto geral da metodologia cênica do Laborsatori Teatro. Ainda, analisa as etapas criativas que compuseram a personagem Afoju, por mim interpretada e composta no limiar dos aspectos de arte e vida. Tecida sob um discurso que considera o universo íntimo, caótico e emocional de ser atriz, esta dissertação apresenta os entrelaçamentos técnicos e poéticos que constituem cena e personagem, por meio de aspectos inevitavelmente interdisciplinares, relacionando os estudos teatrais com a antropologia, a mitologia e a psicologia. Portanto, alguns documentos são tomados como fontes de observação (croquis, registros audiovisuais, anotações pessoais), além das minhas próprias reações somáticas que, em engajamento com a metodologia geral de trabalho, também operam como fontes significativas de informação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 149 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2366 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 63355965 | - |
dc.crossref.doibatchid | cfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas |
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