Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27191
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Marcelo Eurípedes da-
dc.date.accessioned2019-10-18T16:51:07Z-
dc.date.available2019-10-18T16:51:07Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.citationSILVA, Marcelo Eurípedes da. Caracterização das vibrações mecânicas em sistemas com motores de indução acionados por inversores. 1999. 102 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1999.4pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27191-
dc.description.abstractThe most recent electrical driver systems are based on electrical induction motors I driven by an inverter. Induction motors with speed control through inverters appeared as an alternative to continuous current motors, since the latter are heavier and demand more expensive maintenance costs. Despite these advantages, the inverters supply the motor with a non-sinusoidal waveform, which induces pulsations in the electrical torque. Such pulsation can excite torsional or bending vibrations in the rotor shaft, reducing the drive quality, besides producing fatigue in it’s mechanical components. The purpose of this work is to analyze the dynamical behavior of a vibratory system by computational and experimental models, composed by an inverter that feeds an inductiorr motor, which is elastically coupled to a mechanical load. The experimental dynamic characteristics of the system under torsional and bending vibrations are determined by the analysis of system frequency response functions. In the laboratory tests, the rotation speed, current and electrical torque of the motor are monitored. The signals are acquired by an analog-digital interface. The data are analyzed in a microcomputer by dedicated software. The evaluations are made on steady state and during transients caused by an abrupt variation of the load.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectVibraçõespt_BR
dc.subjectMotores de induçãopt_BR
dc.subjectInversorespt_BR
dc.subjectTorque elétricopt_BR
dc.titleCaracterização das vibrações mecânicas em sistemas com motores de indução acionados por inversorespt_BR
dc.title.alternativeCharacterization of mechanical vibration in inverter driven induction motor systemspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lépore Neto, Francisco Paulo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3358895700776806pt_BR
dc.contributor.advisor1Franco, Vera Lucia Donizeti de Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8193834575917297pt_BR
dc.contributor.referee1Rade, Domingos Alves-
dc.contributor.referee2Aguiar, Manoel Luis de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3576962533870156pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoOs sistemas de acionamento elétrico mais recentes são baseados em motores de indução acionados por inversores. O controle de velocidade dos motores de indução através dos inversores apareceu como uma alternativa aos motores de corrente contínua, uma vez que estes últimos são mais pesados e possuem um maior custo de manutenção. Apesar de tais vantagens, os inversores alimentam o motor com formas de onda não-senoidais, que provocam pulsações no torque elétrico. Tais pulsações podem excitar vibrações torcionais ou de flexão no eixo do rotor, reduzindo a qualidade do acionamento e além disso produzindo fadiga nos componentes mecânicos. O propósito deste trabalho é analisar o comportamento dinâmico de um sistema vibratório, através de modelos computacional e experimental, composto por um inversor que alimenta um motor de indução. Este por sua vez é acoplado elasticamente a uma carga mecânica. As características dinâmicas experimentais do sistema, devido as vibrações torcionais e de flexão, são determinadas pela análise das funções resposta em frequência da bancada. Nos testes de laboratório, a velocidade de rotação, a corrente e o torque elétrico do motor são monitorados. Os sinais são adquiridos por uma interface analógico-digital. Os dados são analisados em um microcomputador. As avaliações são feitas no regime permanente e durante transientes causados por uma variação repentina da carga.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration102pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1999.4pt_BR
dc.orcid.putcode81755910-
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaracterizaçãoVibraçõesMecânicas.pdf5.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons