Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27180
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Admilson Vieira da-
dc.date.accessioned2019-10-18T16:26:41Z-
dc.date.available2019-10-18T16:26:41Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifier.citationCOSTA, Admilson Vieira da. Avaliação de estruturas veiculares soldadas submetidas à carregamentos cíclicos: critérios de inspeção e aceitabilidade. 1998. 103 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1998.4pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27180-
dc.description.abstractIn this work it has been was performed a study on the influence of welding defects such as incomplete joint penetration, undercut and excessive reinforcement, on the fatigue resistance of welded joints typical in vehicular alterations. With this study it is aimed to show that acceptance and welds inspection criteria performed in vehicular structures must be standardized. The experimental procedure has been based in the generation of such defects, in several leveis, in butt welded test plates 9,5 mm thick. Samples were taken from these test plate and cyclic loading was applied perpendicular to the weld bead. Those samples were tested under fatigue up to fracture, in a complete reverse stress cycle. The results show that incomplete joint penetration defects of about 1 mm cause a reduction of approximately 36% in the fatigue endurance of the welded joint. For the undercut defects up to 1,6 mm, the reduction was approximately 10%. Defects of excessive reinforcement were not so harmful, except when associated with other kinds of defects such as overlap or lack of fusion. The results show that there is a criticai size in such a way that an acceptance criterion could be experimentally established.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectJuntas soldadaspt_BR
dc.subjectCarga cíclicapt_BR
dc.titleAvaliação de estruturas veiculares soldadas submetidas à carregamentos cíclicos: critérios de inspeção e aceitabilidadept_BR
dc.title.alternativeAprenda a pronunciar Evaluation of welded vehicle structures subjected to cyclic loading - inspection and acceptability criteriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Sonia Aparecida Goulart de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3818193084898242pt_BR
dc.contributor.referee1Scotti, Américo-
dc.contributor.referee2Gomes, Samuel Irati Novaes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3181206247501279pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho foi feito um estudo sobre a influência de defeitos de penetração incompleta da junta, mordedura e reforço excessivo, na resistência à fadiga de juntas soldadas, típicas de alterações veiculares. Com este estudo objetiva-se mostrar que critérios de inspeção e aceitação de soldas realizadas em estruturas veiculares devem ser padronizados. O procedimento experimental baseou-se na geração dos defeitos, a vários níveis, em chapas de teste, espessura de 9,5 mm, soldadas de topo. Corpos de prova foram retirados destas chapas de testes e uma carga cíclica foi aplicada perpendicularmente ao cordão de solda. Estes corpos de prova foram ensaiados à fadiga até a fratura, em ciclos de tensões com reverso completo. Os resultados mostraram que defeitos de penetração incompleta em torno de 1 mm provocaram uma redução na resistência à fadiga da junta soldada de aproximadamente 36%. Para defeitos de mordedura em torno de 1,6 mm, esta redução foi de aproximadamente 10%. Defeitos de reforço excessivo não se mostraram tão prejudiciais, exceto quando associado a outros tipos de defeitos, tais como, sobreposição do cordão e/ou defeitos de falta de fusão. Os resultados obtidos mostram que existe um tamanho crítico para cada tipo de defeito, de forma que um critério de aceitabilidade pode ser experimentalmente estabelecido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration103pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1998.4pt_BR
dc.orcid.putcode81756392-
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliacaoEstruturasVeiculares.pdf5.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons