Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27059
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Nunes, Eunice Pereira dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-26T12:49:48Z | - |
dc.date.available | 2019-09-26T12:49:48Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Eunice Pereira dos Santos. Uma aplicação das técnicas de realidade virtual não-imersiva na visualização e corte de superfícies. 2002. 133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2002.22 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27059 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como finalidade demonstrar a potencialidade do uso das técnicas de Realidade Virtual (RV) não-imersiva no processo de ensino/aprendizagem, baseado em computador, através do desenvolvimento de ambientes virtuais educacionais. Esta pesquisa visa providenciar uma forma de interação homem-máquina que seja mais familiar e motivadora ao usuário, dentro do contexto estudado. Tem por objetivo principal apresentar técnicas alternativas que permitem atualizar os objetos virtuais por meio de manipulação direta nesses objetos, em vez de enviar parâmetros ao mundo virtual para modificá-los. A fim de avaliar as técnicas propostas, foi desenvolvido, como estudo de caso, um sistema protótipo capaz de permitir que o usuário visualize e interaja com superfícies dentro de um ambiente virtual, realizando cortes, através de planos, nessas superfícies. Para obter o nível de interação proposto nesse sistema, este trabalho de pesquisa identificou a necessidade de integrar a linguagem VRML à linguagem JavaScript, buscando explorar os aspectos positivos de ambas as linguagens. Após disponibilizar o sistema para potenciais usuários, estes puderam realizar alguns experimentos e identificaram que as técnicas propostas auxiliam, de forma satisfatória, no processo de aprendizado da visualização de superfícies oriundas de cortes em 3D, graças ao uso das técnicas de RV propostas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Técnicas de realidade virtual | pt_BR |
dc.subject | Homem-máquina | pt_BR |
dc.subject | Sistema protótipo | pt_BR |
dc.subject | Mundo virtual | pt_BR |
dc.title | Uma aplicação das técnicas de realidade virtual não-imersiva na visualização e corte de superfícies | pt_BR |
dc.title.alternative | An application of non-immersive virtual reality techniques for surface visualization and cutting | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Cardoso, Alexandre | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4701222P0 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lamounier Júnior, Edgard Afonso | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797895D6 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guliato, Denise | - |
dc.contributor.referee2 | Tori, Romero | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760087J7 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como finalidade demonstrar a potencialidade do uso das técnicas de Realidade Virtual (RV) não-imersiva no processo de ensino/aprendizagem, baseado em computador, através do desenvolvimento de ambientes virtuais educacionais. Esta pesquisa visa providenciar uma forma de interação homem-máquina que seja mais familiar e motivadora ao usuário, dentro do contexto estudado. Tem por objetivo principal apresentar técnicas alternativas que permitem atualizar os objetos virtuais por meio de manipulação direta nesses objetos, em vez de enviar parâmetros ao mundo virtual para modificá-los. A fim de avaliar as técnicas propostas, foi desenvolvido, como estudo de caso, um sistema protótipo capaz de permitir que o usuário visualize e interaja com superfícies dentro de um ambiente virtual, realizando cortes, através de planos, nessas superfícies. Para obter o nível de interação proposto nesse sistema, este trabalho de pesquisa identificou a necessidade de integrar a linguagem VRML à linguagem JavaScript, buscando explorar os aspectos positivos de ambas as linguagens. Após disponibilizar o sistema para potenciais usuários, estes puderam realizar alguns experimentos e identificaram que as técnicas propostas auxiliam, de forma satisfatória, no processo de aprendizado da visualização de superfícies oriundas de cortes em 3D, graças ao uso das técnicas de RV propostas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 133 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2002.22 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81754499 | - |
dc.crossref.doibatchid | cfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UmaAplicacaoTecnicas.pdf | DISSERTAÇÃO | 10.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License