Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26847
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPaula, John Karllus-
dc.date.accessioned2019-08-28T13:36:54Z-
dc.date.available2019-08-28T13:36:54Z-
dc.date.issued2016-08-18-
dc.identifier.citationPAULA, John Karllus. A importância da improvisação cênica no desenvolvimento expressivo de alunos da educação especial: uma experiência. 2016. 28 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1429.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26847-
dc.description.abstractThis study, by means of observations of experiences and theatrical presentations, aims to understand the relationship between theater and Special Education, allowing an emotional, cognitive and motor development and the appreciation of handicapped people, as individuals with creative potential. Methodologically, ludic activities, spontaneous theatrical exercises, as well as essays, supervised by the author-teacher, were performed and proposed with 05 students, so that the students could experience, through art, theater, spontaneity and their expression capability in the world. In the context of ludic stimulation, the story of Charles Perrault, Cinderella, was selected for interpretation and improvisation. The choosing of characters, as well as the marking of the scenes was ruled by the freedom and spontaneity of the students, which allowed improvisation to happen during presentations. Presentations were performed at two schools of Primary Education on the Triângulo Mineiro, in a Region Seminar and in a Regional Theatrical Showcase (Mostra de Teatro Regional). Generally speaking, it was possible to notice, through the speeches of the students, that the theatrical presentations provided to the people involved: a) an improvement on self-confidence and autonomy; b) stronger involvement with the theatrical proposal; c) stronger communication capability; d) bigger popularity; e) more easiness in the ways of connecting to other people; e f) the meaning of the disability as a characteristic and not as a condition that defines the person. Therefore, I believe this proposition has transformed the lives of the 05 students whom participated in the project, considering they were seen as useless, and, after the project, they became a reference and inspiration for other students who have some kind of disability.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectImprovisaçãopt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectDisabilitypt_BR
dc.subjectImprovisationpt_BR
dc.subjectLudicpt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectImprovisação (Representação teatral)pt_BR
dc.titleA importância da improvisação cênica no desenvolvimento expressivo de alunos da educação especial: uma experiênciapt_BR
dc.title.alternativeThe importance of scenic improvisation in the expressive development of special education students: an experiencept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carneiro, Ana Maria Pacheco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2871760285264620pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Vilma Campos dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1413593325398183pt_BR
dc.contributor.referee2Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4320285399066991pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo busca, por meio de reflexões de experiências e apresentações teatrais, compreender as relações entre teatro e Educação Especial, possibilitando o desenvolvimento afetivo, cognitivo, motor e a valorização de pessoas com deficiência, enquanto sujeitos com potenciais criativos. Metodologicamente, foram realizadas e propostas com 05 alunos, durante situação de aulas, atividades lúdicas, exercícios teatrais espontâneos, bem como ensaios, orientados pelo autor-professor, para que os alunos pudessem vivenciar por meio da Arte, do teatro, a espontaneidade e sua capacidade de expressão no mundo. No contexto de estimulação lúdica, foi selecionada para interpretação e improvisação, a história de Charles Perrault, Cinderela. A escolha das personagens, bem como a marcação das cenas foi pautada pela liberdade e espontaneidade dos alunos, o que permitiu com que nas apresentações ocorresse a improvisação. Foram feitas apresentações em duas escolas de Educação Básica do Triângulo Mineiro, em um Seminário da Região e em uma Mostra de Teatro Regional. De modo geral, foi possível perceber, por meio do discurso dos alunos, que as apresentações teatrais proporcionaram nos envolvidos: a) melhora na autoconfiança e na autonomia; b) maior envolvimento com a proposta teatral; c) maior capacidade de comunicação; d) maior popularidade; e) mais facilidade nas formas de se relacionar com o outro; e f) sentido da deficiência como uma característica e não, como uma condição que definia a identidade da pessoa. Portanto, acredito que esta proposta transformou a vida dos 05 alunos que participaram do trabalho, pois antes eram vistos como inúteis e após o projeto, passaram a ser referência e inspiração para outros alunos que também tinham alguma deficiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1429pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
importanciaimprovisacaocenica.pdf1.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons