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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26804
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Veloso, Ricardo Campos | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T18:31:41Z | - |
dc.date.available | 2019-08-26T18:31:41Z | - |
dc.date.issued | 1999 | - |
dc.identifier.citation | VELOSO, Ricardo Campos. Uma contribuição para o monitoramento de motores de combustão interna através da análise de sinais de pressão sonora e vibração. 1999. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1999.1 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26804 | - |
dc.description.abstract | Research in identification of models as well as parameters, are important and essential to make possible the use of mathematician-computational procedures in the development and improvement of industrial products. In this work the existing correlation between vibration and noise for the main defects in internai combustion engines, such as: valves chatter and noise tensors were studied. The methodology used was based on Signatures Analysis, with spectral and deconvolution techniques for the identification of noise sources. The studied techniques consisted of spectral analysis, Cepstral analysis and the Envelope Spectrum Technique. Through matching the responses of faulty engines with the responses of engines in good conditions, was possible to identify and to diagnosis the existing defects. Viability of the Spectral Analysis and the envelope spectrum technique to identify and to diagnosis faults in internai combustion engines was verified, and the Cepstral Analysis showed to be inefficient for the cases studied. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Vibração | pt_BR |
dc.subject | Ruído | pt_BR |
dc.subject | Análise de Assinaturas | pt_BR |
dc.subject | Motores | pt_BR |
dc.subject | Vibration | pt_BR |
dc.subject | Noise | pt_BR |
dc.subject | Signature Analysis | pt_BR |
dc.subject | Engines | pt_BR |
dc.title | Uma contribuição para o monitoramento de motores de combustão interna através da análise de sinais de pressão sonora e vibração | pt_BR |
dc.title.alternative | A contribution to the monitoring of internal combustion engines by analyzing sound pressure and vibration signals | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Duarte, Marcus Antônio Viana | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9030389274220180 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Teodoro, Elias Bitencourt | - |
dc.contributor.referee2 | Souza, Marcos Cézar de Lima e | - |
dc.contributor.referee3 | Gerges, Samir Nagi Yousri | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9611881292508268 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Pesquisas realizadas em Identificação, tanto de modelos quanto de parâmetros, são importantes e imprescindíveis à viabilização da utilização de procedimentos matemáticos- computacionais no^ desenvolvimento e aprimoramento de produtos industriais. Neste trabalho estudou-se a correlação existente entre a vibração e o ruído emitido, com os principais defeitos x\ r { ■ nos motores de combustão interna' tais como: batimentos de válvulas e tensores rumorosos.[A metodologia utilizada,baseou-se em Análise de Assinaturas, onde foram utilizadas técnicas espectrais e de deconvolução para a identificação de fontes de rumorosidadoj As técnicas estudadas consistiram em: Análise Espectral, Análise Cepstral e Técnica do Espectro do Envelope. Através da comparação das respostas de motores com falhas, com as de motores em boas condições de uso, foi possível identificar e diagnosticar os defeitos existentes. Verificou-se a viabilidade da Análise Espectral e da Técnica do Espectro do Envelope para identificar e diagnosticar falhas em motores de combustão interna, sendo que a Análise Cepstral se mostrou ineficiente para os casos estudados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 105 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1999.1 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81755894 | - |
dc.crossref.doibatchid | cfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica |
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