Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26747
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Tatiane Oliveira da-
dc.date.accessioned2019-08-22T20:17:03Z-
dc.date.available2019-08-22T20:17:03Z-
dc.date.issued2019-05-30-
dc.identifier.citationSILVA, Tatiane Oliveira. Sons encenam: reflexões sobre a música no teatro. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.41pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26747-
dc.description.abstractThis master thesis presents a reflection about how musical sounds may build and/or alter the meanings and senses at the theatrical scene and, consequently, in the audience reception, especially in the contemporary theater scene. By understanding that the two arts – theatre and music – have a historical relationship of shared principles, I recall parts of the historical intertwining between the two artistic languages, citing two events which I consider fundamental for allowing the development of an autonomous presence of musical elements in the scene. They are the appearance of the figure of the director and the broadening of the concept of dramaturgy. For that I work upon the advancements proposed in the works of composers such as Wagner (1813 – 1883) and directors such as Meyerhold (1874 – 1940), Stanislavski (1863- 1938), Brecht (1898 – 1956), Artaud (1896 – 1948) and Bob Wilson (1941) when relating to the treatment given to the musical layer. After the events following the drama crisis – in the 20th century – and the course that both arts wondered towards contemporaneity – such as the appearance of new theatrical and musical forms related to performative acts – I cite a few possibilities in which the sounds may operate in the contemporary theatrical scene, such as the effects of sound in the temporal aspects of the scene, the use musical sounds as objects, the perspective of sounds as a spatial aspect of the scene and the sound as image. I bring authors such as Tragtenberg (1999), Piccon-Vallin (2013), Bernard Dort (1977), Lehmann (2007) and Caznok (2008), whose knowledge regarding the musical and theatrical languages stablish a dialogue which leads tips to the development of hybrid forms of scenic creation, in which musical sounds have a growing presence.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes híbridaspt_BR
dc.subjectImagens musicaispt_BR
dc.subjectSom objetificadopt_BR
dc.subjectTeatro pós-dramáticopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectArtes Cênicaspt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectMovimento (Encenação)pt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectMúsica dramáticapt_BR
dc.subjectEncenaçãopt_BR
dc.titleSons encenam: reflexões sobre a música no teatropt_BR
dc.title.alternativeStaging sounds: reflections on music in the theatrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Maria do Perpétuo Socorro Calixto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7920060266348913pt_BR
dc.contributor.referee1Maletta, Ernani de Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0026506533871929pt_BR
dc.contributor.referee2De Paula, José Eduardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3627117545793761pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7579306150128484pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação pauta-se em apresentar uma reflexão sobre como os sons musicais podem construir e/ou alterar os sentidos e significados na encenação teatral e, consequentemente, na recepção do espectador, especialmente na cena teatral contemporânea. Entendendo que as duas artes – teatral e musical – possuem uma relação histórica de compartilhamento mútuo de princípios, retomo partes do entrelaçamento histórico entre as duas linguagens, elencando dois eventos que considero primordiais para uma presença mais autônoma dos elementos musicais inseridos no material espetacular. São eles o surgimento do encenador e o alargamento da noção de dramaturgia. Para tanto, menciono os avanços propostos nos trabalhos de compositores como Wagner (1813 – 1883) e de encenadores como Meyerhold (1874 – 1940), Stanislavski (1863- 1938), Brecht (1898 – 1956), Artaud (1896 – 1948) e Bob Wilson (1941) quando do tratamento com a camada musical. À luz dos processos ocorridos após a crise do drama – durante o século XX – e dos rumos que as duas artes percorreram em direção à contemporaneidade – como o surgimento de novas formas teatrais e musicais em relação às artes performativas – elenco algumas das possibilidades que os sons possuem para operar na cena teatral contemporânea, tais como os efeitos do som na temporalidade cênica, o trato do som musical como objeto, o som enquanto perspectiva de espaço e do som enquanto imagem. São chamados para o diálogo estudiosos como Tragtenberg (1999), Piccon-Vallin (2013), Bernard Dort (1977), Lehmann (2007), e Caznok (2008), cujos conhecimentos das duas linguagens traçam um percurso dialógico que deixa pistas para o desenvolvimento de formas híbridas de encenação, nas quais o som se faz enquanto presença cada vez mais significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration104pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICALpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.41pt_BR
dc.orcid.putcode60833433-
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sons encenam - Reflexões sobre a música no teatro - Tatiane Oliveira - Versão RI UFU.pdfDissertação de Mestrado2.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.