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dc.creatorBalbino, Raul de Freitas-
dc.date.accessioned2019-08-19T20:17:26Z-
dc.date.available2019-08-19T20:17:26Z-
dc.date.issued2019-06-07-
dc.identifier.citationBalbino, Raul de Freitas. Trabalho e sociedade: organização fabril e organização educacional na Universidade Aberta do Brasil. 2019. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.930.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26727-
dc.description.abstractThis thesis, "Work and Society: Manufacturing Organization and Educational Organization at the Open University of Brazil," presents visions about distance education; its story; organization, implementation and work at the Open University of Brazil from the legislation; manufacturing process in education and organizational forms in network. Its theme is the manufacturing and educational organization in distance education, and as an object of study the organizational model of the Open University of Brazil. The methodology used is based on the use of bibliographical references and documentary analyzes correlated to the theme and the qualitative approach gave form to the investigation. This research’s general objective is to analyze and understand the Open University System of Brazil as an educational organization and manufacturing organization, in the reference period from 2004 to 2017. The other objectives are divided into understanding the historical development of distance education in Brazil, the implementation of the Open University Consortium do Brazil was carried out, to analyze how distance education is constituted in a manufacturing system, to analyze the various models of organizational networks in correlation with the Open University of Brazil as a network structured organization and to identify the impact of the model in the work of education professionals. The formulated thesis is that the organizational structure of the Open University System of Brazil is constituted as a factory model of education, with Taylorist / Fordist characteristics and also of flexible production organizations, potentializing the fragmented formation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversidade Aberta do Brasilpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectOrganização fabrilpt_BR
dc.subjectOrganização educacionalpt_BR
dc.subjectOpen University of Brazilpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectFabril organizationpt_BR
dc.subjectEducational organizationpt_BR
dc.titleTrabalho e sociedade: Organização fabril e organização educacional na Universidade Aberta do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeWork and society: Fabril organization and educational organization in the Open University of Brazilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Carlos Alberto-
dc.contributor.referee1França, Robson Luiz de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6494919511957208pt_BR
dc.contributor.referee2Previtali, Fabiane Santana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8154680248919577pt_BR
dc.contributor.referee3Teixeira, Fábio André-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2311130632500023pt_BR
dc.contributor.referee4Raimann, Ari-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6789882304689349pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7973201245380636pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEsta tese, “Trabalho e Sociedade: Organização Fabril e Organização Educacional na Universidade Aberta do Brasil,” apresenta visões sobre a educação a distância; sua história; organização, implementação e trabalho na Universidade Aberta do Brasil a partir da legislação; processo fabril na educação e formas organizacionais em rede. Tem como tema a organização fabril e educacional na educação a distância, e como objeto de estudo o modelo organizacional da Universidade Aberta do Brasil. A metodologia utilizada fundamenta-se na utilização de referenciais bibliográficos e análises documentais correlacionados ao tema e a abordagem qualitativa deu forma à investigação. O objetivo geral da pesquisa é analisar e compreender o Sistema Universidade Aberta do Brasil, enquanto organização educacional e organização fabril, no período referencial de 2004 a 2017. Os demais objetivos se dividem em compreender o desenvolvimento histórico da educação a distância no Brasil, investigar como se deu a implantação do Consórcio Universidade Aberta do Brasil, analisar como a educação a distância se constitui em um sistema fabril, analisar os diversos modelos de redes organizacionais em correlação com a Universidade Aberta do Brasil enquanto organização estruturada em rede e identificar o impacto do modelo fabril no trabalho dos profissionais da educação. A tese que formulamos é que a estrutura organizacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil é constituída como um modelo fabril de educação, com características taylorista/fordista e também das organizações de produção flexível, potencializando a formação fragmentada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration174pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.930pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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