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dc.creatorRibeiro, Luis Eduardo da Silva-
dc.date.accessioned2019-08-14T16:31:55Z-
dc.date.available2019-08-14T16:31:55Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Luis Eduardo da Silva. Predição de escalações para o jogo CartolaFC utilizando aprendizado de máquina e otimização. 2019. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26681-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCartolapt_BR
dc.subjectRedes neuraispt_BR
dc.subjectAlgoritmos genéticospt_BR
dc.subjectEscalaçãopt_BR
dc.subjectJogadorespt_BR
dc.titlePredição de escalações para o jogo CartolaFC utilizando aprendizado de máquina e otimizaçãopt_BR
dc.title.alternativePrediction of escalations for CartolaFC fantasy game using machine learning and optimizationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Márcia Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8946715881289701pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Luiz Gustavo Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2546751023256424pt_BR
dc.contributor.referee2Julia, Rita Maria da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8032993126633250pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO CartolaFC é um jogo no qual é possível realizar a escalação de times virtuais com base nos jogadores e técnicos da série A do campeonato brasileiro de futebol. Nesse sentido, o trabalho utiliza técnicas de aprendizado de máquina e otimização para predição de escalações no CartolaFC. Inicialmente, foi realizado o pré-processamento da base de dados obtida para o desenvolvimento do trabalho. Posteriormente, foi realizada uma análise estatística para identificação de classes de jogadores baseado em boxplots. Além disso, foi modelada uma rede neural perceptron para realizar a classificação dos jogadores baseada nas classes definidas na etapa anterior, utilizando para treinamento os dados de 2014 a 2018 e as rodadas 6 e 7 do ano de 2019 do campeonato brasileiro para testes. Finalmente foi construído um algoritmo genético responsável por escalar os times, levando em consideração restrições de patrimônio disponível para escalação e esquema tático. Os resultados do trabalho sugerem que o limite de patrimônio disponível para escalação influencia na qualidade dos times escalados e que a utilização de um algoritmo genético no processo de escalação consegue evoluir a qualidade dos times escalados à medida que as gerações se passam.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiência da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration88pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::BANCO DE DADOSpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciência da Computação

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