Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26681
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ribeiro, Luis Eduardo da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T16:31:55Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T16:31:55Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-10 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Luis Eduardo da Silva. Predição de escalações para o jogo CartolaFC utilizando aprendizado de máquina e otimização. 2019. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26681 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cartola | pt_BR |
dc.subject | Redes neurais | pt_BR |
dc.subject | Algoritmos genéticos | pt_BR |
dc.subject | Escalação | pt_BR |
dc.subject | Jogadores | pt_BR |
dc.title | Predição de escalações para o jogo CartolaFC utilizando aprendizado de máquina e otimização | pt_BR |
dc.title.alternative | Prediction of escalations for CartolaFC fantasy game using machine learning and optimization | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Márcia Aparecida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8946715881289701 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martins, Luiz Gustavo Almeida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2546751023256424 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Julia, Rita Maria da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8032993126633250 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O CartolaFC é um jogo no qual é possível realizar a escalação de times virtuais com base nos jogadores e técnicos da série A do campeonato brasileiro de futebol. Nesse sentido, o trabalho utiliza técnicas de aprendizado de máquina e otimização para predição de escalações no CartolaFC. Inicialmente, foi realizado o pré-processamento da base de dados obtida para o desenvolvimento do trabalho. Posteriormente, foi realizada uma análise estatística para identificação de classes de jogadores baseado em boxplots. Além disso, foi modelada uma rede neural perceptron para realizar a classificação dos jogadores baseada nas classes definidas na etapa anterior, utilizando para treinamento os dados de 2014 a 2018 e as rodadas 6 e 7 do ano de 2019 do campeonato brasileiro para testes. Finalmente foi construído um algoritmo genético responsável por escalar os times, levando em consideração restrições de patrimônio disponível para escalação e esquema tático. Os resultados do trabalho sugerem que o limite de patrimônio disponível para escalação influencia na qualidade dos times escalados e que a utilização de um algoritmo genético no processo de escalação consegue evoluir a qualidade dos times escalados à medida que as gerações se passam. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciência da Computação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 88 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::BANCO DE DADOS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PredicaoEscalacoesJogo.pdf | Dissertação | 23.35 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.