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dc.creatorFurtado, Daiana Barcelos-
dc.date.accessioned2019-08-13T12:32:47Z-
dc.date.available2019-08-13T12:32:47Z-
dc.date.issued2017-07-27-
dc.identifier.citationFURTADO, Daiana Barcelos. Projeto de dosagem e dimensionamento de um pavimento asfáltico poroso para uma área de estacionamento. 2017. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26666-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectConcreto Asfáltico Porosopt_BR
dc.subjectPorous asphalt pavementpt_BR
dc.subjectPavimento Permeávelpt_BR
dc.subjectPavement permeablept_BR
dc.subjectLigante modificadopt_BR
dc.subjectAsphalt binderpt_BR
dc.subjectEstacionamentopt_BR
dc.subjectParkingpt_BR
dc.subjectColeta de água pluvialpt_BR
dc.titleProjeto de dosagem e dimensionamento de um pavimento asfáltico poroso para uma área de estacionamentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Leandro, Rodrigo Pires-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2122841792563527pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Carlos Eugênio-
dc.contributor.referee2Motta, Leila Aparecida de Castro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9916323393164964pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um projeto de dosagem e dimensionamento de um pavimento asfáltico drenante para seu uso no estacionamento do Campus Santa Mônica, localizado em Uberlândia. O trabalho contemplou a dosagem da mistura asfáltica porosa realizada no laboratório na Faculdade de Engenharia Civil. Avaliaram-se as características dos materiais utilizados na mistura a fim de verificar a resistência da camada porosa de atrito quanto aos parâmetros mecânicos, sua permeabilidade e seu dimensionamento quanto à coleta de água pluvial. O pavimento permeável permite auxiliar o escoamento superficial reduzindo os picos de cheia e consequentemente a incidência de enchentes, além disso anula a lâmina de água formada em pavimentos convecionais afetando diretamente na redução do efeito “spray”, aumenta a aderência do pneu-pavimento e reduz o ruído devido ao elevado volume de vazios em sua composição. Se combinado a uma base e sub-base porosa, ainda promove uma eficiente reserva de água pluvial que pode ser infiltrada pelo solo ou reaproveitada sendo, portanto, um sistema sustentável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration83pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAOpt_BR
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