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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMoraes, Adrielle Nazar-
dc.date.accessioned2019-08-08T13:19:35Z-
dc.date.available2019-08-08T13:19:35Z-
dc.date.issued2018-07-13-
dc.identifier.citationMORAES, Adrielle Nazar. Desenvolvimento de uma plataforma multimodal para treinamento de próteses de membro superior. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26594-
dc.description.abstractThe lack of a upper limb is critical while performing daily tasks, and can directly affect the subject's quality of life. For this reason, interest has been growing in the development of increasingly robust prosthesis. However, rejection rates are still high, since prosthesis control still remains a challenge, especially in the early stages. In order to solve this problem, strategies that use virtual environments as training platforms have been developed, allowing the subject to focus on the prosthesis control. This work presents two forms of training in a virtual environment for two types of the most common prosthesis in the market: the body-powered prosthesis and the myoelectric prosthesis. Both systems also have an inertial sensor in order to track the movement performed by the limb and to increase the feedback offered by the virtual environment. To validate the implemented system, tests were performed and evolution was observed according to the number of times the user dropped the object as well as the time is taken to complete the task. It was noticed that there was an advance for all volunteers, especially when considering the number of objects lost, showing that the implemented system can be used as a tool to support training therapies for controlling upper limb prosthesis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectPrótesept_BR
dc.subjectEMGpt_BR
dc.subjectProsthesispt_BR
dc.subjectVirtual realitypt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma plataforma multimodal para treinamento de próteses de membro superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Alcimar Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9801031941805250pt_BR
dc.contributor.referee1Lamounier Júnior, Edgard Afonso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0239619592699303pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Adriano de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1229329519982110pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3148065660124404pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA falta de um membro superior é impactante nas tarefas realizadas no cotidiano, podendo afetar diretamente na qualidade de vida do indivíduo. Por esse motivo, vem crescendo o interesse no desenvolvimento de próteses cada vez mais robustas. Entretanto, as taxas de rejeição ainda são bastante elevadas, tendo em vista que o controle da prótese ainda permanece como um desafio principalmente nos estágios iniciais. Com o intuito de solucionar esse problema, foram desenvolvidas estratégias que utilizam ambientes virtuais como plataformas de treinamento, possibilitando que o indivíduo tenha atenção especial para o controle da prótese. O presente trabalho apresenta duas formas de treinamento em ambiente virtual para dois tipos de próteses mais comuns no mercado: as próteses acionadas por tirantes e as próteses mioelétricas. Ambos os sistemas compartilham ainda de um sensor inercial com o intuito de rastrear o movimento realizado pelo membro e incrementar o feedback oferecido pelo ambiente virtual. Para validação do sistema implementado foram feitos testes com indivíduos e observada a evolução de acordo com o número de vezes que o usuário deixou o objeto cair assim como o tempo gasto para completar a tarefa. Observou-se que houve um avanço para todos os voluntários, principalmente quando é considerado o número de objetos perdidos, mostrando que o sistema implementado pode ser utilizado como uma ferramenta de apoio às terapias de treinamento para o controle de próteses de membro superior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Biomédicapt_BR
dc.sizeorduration43pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICA::ENGENHARIA MEDICA::TECNOLOGIA DE PROTESESpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Biomédica

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