Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26528
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCunha, Amanda Larissa Cabral Sousa-
dc.date.accessioned2019-08-05T18:58:40Z-
dc.date.available2019-08-05T18:58:40Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.identifier.citationCUNHA. Amanda Larissa Cabral Sousa. Percepções sobre o conhecimento de diferentes técnicas vocais para a formação e atuação profissional do cantor. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26528-
dc.description.abstractThe main focus of this work is to analyze how the knowledge of different vocal techniques can support singer’s formation e professional performance. In the introduction, the researcher points out what aroused his interest in the subject, as well as the general objective, the specific objectives and the methodology used for the development of this work. The first chapter deals with general aspects about the main western vocal techniques used by the singers. Chapter two brings some discussion about mixing techniques, analyzing the phenomenon known as vocal plasticity, a striking feature that a crossover singer must possess. The third chapter presents the answers of a questionnaire sent to four singing professionals, all of them with more than ten years of performance, and different profiles. In order to conclude the chapter, we analyze the responses received from the teachers based on the bibliographic review presented. We also present the general discussion of the results, showing, based on the analysis, that the knowledge of different vocal techniques can aid in the singer formation , brightening the range of professional opportunities and promoting a better control of vocal tract adjustments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMistura de técnicaspt_BR
dc.subjectCrossover singingpt_BR
dc.subjectPlasticidade vocalpt_BR
dc.titlePercepções sobre o conhecimento de diferentes técnicas vocais para a formação e atuação profissional do cantorpt_BR
dc.title.alternativePerceptions about knowledge of different vocal techniques for singer training and professional praticept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Vivianne Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7609739265818115pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Poliana de Jesus-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7262117058578959pt_BR
dc.contributor.referee2Morato, Cintia Taís-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504915383320639pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9327634704206252pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO foco deste trabalho é analisar de que forma o conhecimento de diferentes técnicas vocais pode auxiliar no processo de formação e atuação profissional do cantor. Na introdução a investigadora aponta o que despertou o seu interesse pela temática, bem como objetivo geral, os objetivos específicos e a metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho. O primeiro capítulo aborda aspectos gerais sobre as principais técnicas vocais ocidentais utilizadas pelos cantores. O capítulo dois traz algumas discussões a respeito da mistura de técnicas, analisando o fenômeno conhecido como plasticidade vocal, característica marcante que um cantor crossover deve possuir. O terceiro capítulo apresenta as respostas de um questionário enviado a quatro profissionais do canto, todos com mais de dez anos de atuação, e perfis bastante distintos. Para concluir o capítulo, analisa-se as respostas recebidas dos docentes com base na revisão bibliográfica apresentada, expõe-se ainda a discussão geral dos resultados, mostrando, com base na análise, que o conhecimento de diferentes técnicas vocais pode auxiliar a formação do cantor, ampliando o leque de oportunidades profissionais e promovendo um melhor domínio dos ajustes do trato vocal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration47pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PercepçõesSobreConhecimento.pdf936.92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons