Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26509
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorReis, Sara Mariana de Faria-
dc.date.accessioned2019-08-05T14:29:22Z-
dc.date.available2019-08-05T14:29:22Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.identifier.citationREIS, Sara Mariana de Faria. Educação vocal infantil: exercícios técnicos para o canto com crianças de 6 a 10 anos. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26509-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExercícios vocaispt_BR
dc.subjectVocal exercisespt_BR
dc.subjectEnsino do cantopt_BR
dc.subjectVoz infantilpt_BR
dc.subjectTeaching singingpt_BR
dc.subjectChildren’s voicespt_BR
dc.titleEducação vocal infantil: exercícios técnicos para o canto com crianças de 6 a 10 anospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Vivianne Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4607000E6pt_BR
dc.contributor.referee1Morato, Cintia Thais-
dc.contributor.referee2Alves, Poliana de Jesus-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como foco a proposta de desenvolver exercícios técnicos adequados para o trabalho com a voz infantil, englobando aspectos importantes no canto como relaxamento, respiração e aquecimento vocal. O desenvolvimento dos exercícios técnico-vocais partiu da leitura e análise do material bibliográfico produzido sobre o ensino de canto para crianças, bem como das discussões de autores referência na área sobre anatomia e fisiologia vocal infantil. Partindo da questão problema, direcionada para a compreensão de quais tipos de exercícios técnicos seriam mais adequados para o trabalho com a voz infantil, optou-se por adotar um desenho qualitativo, considerando-se este modelo o mais adequado para a busca de respostas na pesquisa. Destaca-se assim, que para fundamentar todo o processo de construção dos exercícios, foi desenvolvido um enquadramento teórico mais denso, analítico, com autores tanto brasileiros como estrangeiros que trazem considerações importantes acerca do ensino de canto para crianças. Os resultados obtidos reforçam as afirmações das correntes teóricas apresentadas no trabalho, e reafirmam que é fundamental ao profissional que lecione canto para crianças ter atenção às características da voz infantil, bem como ao que fisiologicamente a criança pode fazer. O desenvolvimento de exercícios técnicos e a própria escolha do repertório devem ser ter em conta estes aspectos para que a saúde vocal da criança seja sempre preservada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration48pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoVocalInfantil.pdf1.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.