Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26509
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Reis, Sara Mariana de Faria | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-05T14:29:22Z | - |
dc.date.available | 2019-08-05T14:29:22Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-12 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Sara Mariana de Faria. Educação vocal infantil: exercícios técnicos para o canto com crianças de 6 a 10 anos. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26509 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Exercícios vocais | pt_BR |
dc.subject | Vocal exercises | pt_BR |
dc.subject | Ensino do canto | pt_BR |
dc.subject | Voz infantil | pt_BR |
dc.subject | Teaching singing | pt_BR |
dc.subject | Children’s voices | pt_BR |
dc.title | Educação vocal infantil: exercícios técnicos para o canto com crianças de 6 a 10 anos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Vivianne Aparecida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4607000E6 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Morato, Cintia Thais | - |
dc.contributor.referee2 | Alves, Poliana de Jesus | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como foco a proposta de desenvolver exercícios técnicos adequados para o trabalho com a voz infantil, englobando aspectos importantes no canto como relaxamento, respiração e aquecimento vocal. O desenvolvimento dos exercícios técnico-vocais partiu da leitura e análise do material bibliográfico produzido sobre o ensino de canto para crianças, bem como das discussões de autores referência na área sobre anatomia e fisiologia vocal infantil. Partindo da questão problema, direcionada para a compreensão de quais tipos de exercícios técnicos seriam mais adequados para o trabalho com a voz infantil, optou-se por adotar um desenho qualitativo, considerando-se este modelo o mais adequado para a busca de respostas na pesquisa. Destaca-se assim, que para fundamentar todo o processo de construção dos exercícios, foi desenvolvido um enquadramento teórico mais denso, analítico, com autores tanto brasileiros como estrangeiros que trazem considerações importantes acerca do ensino de canto para crianças. Os resultados obtidos reforçam as afirmações das correntes teóricas apresentadas no trabalho, e reafirmam que é fundamental ao profissional que lecione canto para crianças ter atenção às características da voz infantil, bem como ao que fisiologicamente a criança pode fazer. O desenvolvimento de exercícios técnicos e a própria escolha do repertório devem ser ter em conta estes aspectos para que a saúde vocal da criança seja sempre preservada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Música | pt_BR |
dc.sizeorduration | 48 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EducaçãoVocalInfantil.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.