Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26444
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Regina Célia Rabelo-
dc.date.accessioned2019-08-02T11:25:55Z-
dc.date.available2019-08-02T11:25:55Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.identifier.citationSILVA, Regina Célia Rabelo. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) na Educação de Jovens e Adultos. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26444-
dc.description.abstractThis research study aimed to investigate the motivations and reactions of students in the classes of youth and adult education (EJA) to the questions of the Brazilian Mathematical Olympics of public schools (OBMEP). For this, an investigation was carried out in a school of the federal public education network, with classes from 6th to 9th elementary School in the aforementioned teaching modality, in the city of Uberlândia, in the state of Minas Gerais. Methodologically, planned and organized workshops were offered, proposing the participation of these students to prepare for the OBMEP tests. The workshops were aimed at encouraging them with mathematics, through research on the selection and resolution of issues of the OBMEP database. With this work, significant results were obtained in relation to the reactions of the EJA in view of the related activities, verified through the analysis of answers to the questionnaires.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos/Youth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectOBMEP/OBMEPpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleOlimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas na Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nogueira, Antônio Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4721428U9pt_BR
dc.contributor.referee1Bonfim, Lúcia Resende Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5624804696211271pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Érika Maria Chioca-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0024613652139150pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9168009918158076pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste ensaio de pesquisa teve como objetivo investigar as motivações e reações dos discentes das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) às questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Para isso, foi realizada uma investigação em uma escola da rede pública federal de ensino, com turmas do 6º ao 9º do ensino fundamental da referida modalidade de ensino, na cidade de Uberlândia, no Estado de Minas Gerais. Metodologicamente, ofertou-se oficinas planejadas e organizadas, propondo a participação desses discentes para preparação para as provas da OBMEP. As oficinas tinham o intuito de incentiva–los com a matemática, por intermédio de pesquisas da seleção e resolução de questões do banco de dados da OBMEP. Com este trabalho, foram obtidos resultados significativos em relação às reações dos alunos da EJA diante das atividades relacionadas, constatados por meio das análises de respostas aos questionários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration54pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OlímpiadaBrasileiraMatemática.pdf1.46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons