Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26423
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ramos, Alixandre Elsquel Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-01T17:27:20Z | - |
dc.date.available | 2019-08-01T17:27:20Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-11 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Alixandre Elsquel Silva. Feiras de Ciências: Instrumento de divulgação científica e tecnológica ou incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico do país. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26423 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Feira de ciências | pt_BR |
dc.subject | Mostra de ciência | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Feiras de Ciências: Instrumento de divulgação científica e tecnológica ou incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico do país | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Adevailton Bernardo dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1605668451459011 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Arantes, Alessandra Riposati | - |
dc.contributor.referee2 | Odashima, Mariana Mieko | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A realização de feiras e mostras de ciência, envolvendo apresentação de trabalhos por estudantes de ensino básico, tem se mostrado uma importante metodologia no desenvolvimento de novas competências, ao mesmo tempo em que cria um importante espaço de desenvolvimento da cultura científica. O trabalho tem a finalidade de realizar uma pesquisa em alguns eventos de feiras de ciências realizados no país – Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciência (FETEC), Ciência Viva, Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE) e Mostra Ciência e Tecnologia de Ituiutaba (MOCTI) – para traçar um panorama acerca das características desses eventos, se os mesmos se caracterizam em um espaço de divulgação científica, se eles representam um desenvolvimento na iniciação científica dos estudantes e também como podem contribuir para o ensino e aprendizagem da ciência e estimular o interesse e participação dos estudantes em relação aos conhecimentos e práticas que envolvem as feiras de ciências. A pesquisa e análise são realizadas a partir dos resultados obtidos por meio da aplicação de questionários para os estudantes e os orientadores que participaram das mostras e feiras de ciência do país. Por fim, é evidenciado a importância de tais eventos, seus pontos positivos e como eles colaboram para o desenvolvimento científico do país, a necessidade de haver um maior investimento nessa área, bem como as dificuldades envolvidas em seu processo de realização e consolidação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 35 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FeirasCiênciasInstrumento.pdf | 782.23 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License