Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26423
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRamos, Alixandre Elsquel Silva-
dc.date.accessioned2019-08-01T17:27:20Z-
dc.date.available2019-08-01T17:27:20Z-
dc.date.issued2017-12-11-
dc.identifier.citationRAMOS, Alixandre Elsquel Silva. Feiras de Ciências: Instrumento de divulgação científica e tecnológica ou incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico do país. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26423-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFeira de ciênciaspt_BR
dc.subjectMostra de ciênciapt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleFeiras de Ciências: Instrumento de divulgação científica e tecnológica ou incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico do paíspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Adevailton Bernardo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1605668451459011pt_BR
dc.contributor.referee1Arantes, Alessandra Riposati-
dc.contributor.referee2Odashima, Mariana Mieko-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA realização de feiras e mostras de ciência, envolvendo apresentação de trabalhos por estudantes de ensino básico, tem se mostrado uma importante metodologia no desenvolvimento de novas competências, ao mesmo tempo em que cria um importante espaço de desenvolvimento da cultura científica. O trabalho tem a finalidade de realizar uma pesquisa em alguns eventos de feiras de ciências realizados no país – Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciência (FETEC), Ciência Viva, Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE) e Mostra Ciência e Tecnologia de Ituiutaba (MOCTI) – para traçar um panorama acerca das características desses eventos, se os mesmos se caracterizam em um espaço de divulgação científica, se eles representam um desenvolvimento na iniciação científica dos estudantes e também como podem contribuir para o ensino e aprendizagem da ciência e estimular o interesse e participação dos estudantes em relação aos conhecimentos e práticas que envolvem as feiras de ciências. A pesquisa e análise são realizadas a partir dos resultados obtidos por meio da aplicação de questionários para os estudantes e os orientadores que participaram das mostras e feiras de ciência do país. Por fim, é evidenciado a importância de tais eventos, seus pontos positivos e como eles colaboram para o desenvolvimento científico do país, a necessidade de haver um maior investimento nessa área, bem como as dificuldades envolvidas em seu processo de realização e consolidação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration35pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FeirasCiênciasInstrumento.pdf782.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons