Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26419Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Moraes, Juliana Dias de | - |
| dc.date.accessioned | 2019-08-01T16:53:34Z | - |
| dc.date.available | 2019-08-01T16:53:34Z | - |
| dc.date.issued | 2015-12-14 | - |
| dc.identifier.citation | MORAES, Juliana Dias de. O CRV como ferramenta de apoio ao ensino de física nos anos finais de ensino fundamental. 2015. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26419 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
| dc.subject | Recursos pedagógicos | pt_BR |
| dc.title | O CRV como ferramenta de apoio ao ensino de física nos anos finais de ensino fundamental | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, Silvia Martins dos | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5137518821794520 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Torre, Liliana Sanz | - |
| dc.contributor.referee2 | Santos, Adevailton Bernardo dos | - |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Neste trabalho, aplicamos uma sequência didática disponibilizada pelo Centro de Referência Virtual do Professor (CRV). O CRV é um site que foi desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais para dar suporte ao trabalho dos professores da rede estadual de ensino, a fim de que os objetivos estabelecidos pela proposta curricular possam ser alcançados com êxito. O principal objetivo deste trabalho é analisar até que ponto esse recurso alternativo pode auxiliar o professor de ciências a superar a forma fragmentada com que os conhecimentos físicos são tratados nos anos finais do ensino fundamental, já que a maioria dos livros didáticos que são disponibilizados às escolas públicas abordam esses conhecimentos apenas no livro destinado ao nono ano, onde os conhecimentos físicos e biológicos são tratados como saberes distintos. Com base em nossas análises, verificamos que os conteúdos disponibilizados pelo CRV – orientações pedagógicas, parte conceitual e atividades – podem garantir um bom aprendizado aos alunos, entretanto, o processo formativo e os hábitos dos professores são fatores que podem contribuir para a não utilização desse recurso, pois não basta ter bons materiais se o professor não estiver seguro e preparado para abordar os conhecimentos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Física | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 63 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| CRVComoFerramenta.pdf | 1.65 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
