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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26398Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Fernandes, Hugo Freitas | - |
| dc.date.accessioned | 2019-08-01T11:51:48Z | - |
| dc.date.available | 2019-08-01T11:51:48Z | - |
| dc.date.issued | 2018-05-28 | - |
| dc.identifier.citation | FERNANDES, Hugo Freitas. Construção de um artefato para o museu: Brincando no Poço Infinito. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26398 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Poço infinito | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
| dc.subject | Museus de ciências | pt_BR |
| dc.title | Construção de um artefato para o museu: Brincando no Poço Infinito | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, Silvia Martins dos | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5137518821794520 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Cavalheiro, Ademir | - |
| dc.contributor.referee2 | Takahashi, Eduardo Kojy | - |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O estudo da óptica geométrica em sala de aula quase sempre se resume a esquemas matemáticos e eventualmente o uso de alguns objetos simples como espelhos para ilustrar as aulas sobre reflexão da luz. Assim, os alunos têm pouco contato com efeitos ópticos mais complexos, mas que fazem parte da vida em uma sociedade tecnológica. No mundo em que vivemos hoje necessitamos de maneiras para fazer com que as pessoas tenham interesse na busca de conhecimento. Os museus têm uma função importante no auxílio da divulgação, aquisição, exposição e conservação do saber, assumindo um importante papel. Pensando nisso, este trabalho teve o intuito de criar um artefato, o Poço Infinito, para traduzir a óptica geométrica para uma linguagem mais divertida e informal. A confecção do artefato teve como objetivo auxiliar a divulgação científica, mais especificamente a óptica geométrica de uma forma menos burocrática. Para isso, o brinquedo foi feito com o intuito de se tornar parte do acervo de experimentos de física do Museu DICA. A primeira oportunidade de exposição do “Poço Infinito” ocorreu no evento “5° Brincando Aprendendo”. Posteriormente, o objeto passou por uma reforma e foi novamente exposto, desta vez já encaminhado para seu proposito final, junto com equipamentos da Exposição itinerante do Museu DICA no evento “SBCP vai à Escola”, após o evento foi feita uma entrevista com os monitores do museu, sobre aspectos positivos e negativos do Poço Infinito. Pudemos identificar que o Poço Infinito se tornou um objeto que atrai a atenção e curiosidade do público, por realizar um efeito dado como usual, mas que provoca o interesse agregando positivamente os objetivos da Exposição itinerante do Museu DICA. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Física | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 41 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Física (Licenciatura) | |
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| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ConstruçãoUmArtefato.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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