Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26372
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorInocêncio, Marina Souza-
dc.date.accessioned2019-07-31T16:55:11Z-
dc.date.available2019-07-31T16:55:11Z-
dc.date.issued2019-06-28-
dc.identifier.citationINOCENCIO, Marina Souza. Estudo de caso de um aluno com autismo da rede pública federal: possibilidades e desafios encontrados. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26372-
dc.description.abstractThe prophase this research anchors to a possibility to investigate the ways in which the child is included in the regular education, accompanying the attendance of the child, as well as contributing with that answer. The genesis of this study is to collaborate and complement to the number of scientific subsidies that may attend an inclusive perspective education that meets the specificities of students with autism. This work is based on theoretical-practical studies in which an intervention based on the care of a child with Autistic Spectrum is proposed. It is composed of theoretical studies on the attendance to a national target audience of a series of English-cultural, support and intervention classes in the classroom. Data were measured according to methodologies such as daily school monitoring, field diary recording and field notes production, data records and records for later analysis and semi-structured interviews. From the distributions can be made, even with the proper swings, a major development in the child's development is carried out throughout their data. It is hoped that this work will contribute to debates and reflections inside and outside the school, promoting new possibilities of care for children with autism.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectMovimento Pedagógico Específicopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectPerspectiva Histórico-Culturalpt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectSpecific Pedagogical Movementpt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectHistorical-Cultural Perspectivept_BR
dc.titleEstudo de caso de um aluno com autismo da rede pública federal: possibilidades e desafios encontrados.pt_BR
dc.title.alternativeCase study of students with the right to federal freedom: possibilities and challenges encountered.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Paiva, Núbia Silvia Guimarães-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1805047859701348pt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Myrtes Dias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7883086091263511pt_BR
dc.contributor.referee1Bertoni, Sônia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5227136685437982pt_BR
dc.contributor.referee2Garibaldi, Rochele Karine Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6154403607598062pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8113505054185585pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA proposição desta pesquisa ancora-se na possibilidade de investigar os modos como uma criança com autismo é incluída no ensino regular, acompanhando o atendimento ofertado a essa criança, bem como contribuindo com propostas nesse atendimento. A gênese deste estudo é colaborar e acrescentar o número de subsídios científicos que se atentem para uma educação na perspectiva inclusiva que atenda as especificidades de alunos com autismo. Este trabalho baseia-se em estudos teórico-práticos nos quais propomos uma intervenção com base no atendimento a uma criança com Espectro Autista. Compõe-se de estudos teóricos acerca do atendimento para a criança público alvo da Educação Especial, compreensão sobre o desenvolvimento humano a partir da perspectiva histórico-cultural, trabalho de apoio e intervenção na sala de aula juntamente com uma equipe que atende à criança. A construção dos dados foi feita a partir de estratégias metodológicas, tais como o acompanhamento no cotidiano escolar, registro em diário de campo e produção de notas de campo, registros fílmicos e pictóricos para análises posteriores e entrevistas semiestruturadas. A partir das análises feitas podemos perceber, mesmo com as devidas oscilações, uma grande evolução no desenvolvimento da criança se comparado aos seus comportamentos apresentados na data de início da pesquisa. Espera-se com esse trabalho, contribuir com debates e reflexões internas e externas à escola, promovendo dessa forma novas possibilidades de atendimento à criança com autismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration61pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoCasoAluno.pdf3.38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons