Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26365
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Bruno Henrique-
dc.date.accessioned2019-07-31T16:27:39Z-
dc.date.available2019-07-31T16:27:39Z-
dc.date.issued2017-12-05-
dc.identifier.citationSILVA, Bruno Henrique. Ensino de Física Moderna através de História em Quadrinhos. 2017. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26365-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFísica Modernapt_BR
dc.subjectMecânica Quânticapt_BR
dc.subjectHistória em Quadrinhospt_BR
dc.subjectGraphic Novelspt_BR
dc.titleEnsino de Física Moderna através de História em Quadrinhospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Odashima, Mariana Mieko-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8353107167077854pt_BR
dc.contributor.referee1Novaes, Marcel-
dc.contributor.referee2Kagimura, Ricardo-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoCom a implantação da Física Moderna no Ensino Médio, a demanda por recursos didáticos que exploram este conteúdo será crescente. No entanto, trata-se de uma área ainda pouco explorada e pouco divulgada fora do meio acadêmico. Os materiais disponíveis sobre Física Moderna nem sempre estão em uma linguagem acessível aos estudantes, enquanto os livros didáticos de ensino médio que a contemplam trazem, em sua maioria, o conteúdo apenas ao final na edição do terceiro ano. Acrescenta-se a esses obstáculos a falta de hábito dos alunos de recorrerleitura do livro didático. Com o intuito de criar um material que possa auxiliar esta lacuna, despertando o interesse dos estudantes, elaboramos uma História em Quadrinhos (HQ) voltada a conceitos de Mecânica Quântica básica. Tal proposta foi pensada para uma abordagem mais lúdica dos fenômenos físicos, trazendo uma linguagem informal e um contexto juvenil. Ao final da HQ, apresentamos um glossário com alguns dos conceitos de Mecânica Quântica. A HQ foi apresentada a licenciandos, estudantes de Física, e professores do ensino básico para avaliação sobre sua utilidade e possível eficácia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration64pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoFísicaModerna.pdf8.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons