Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26365
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Bruno Henrique | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-31T16:27:39Z | - |
dc.date.available | 2019-07-31T16:27:39Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Bruno Henrique. Ensino de Física Moderna através de História em Quadrinhos. 2017. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26365 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Física Moderna | pt_BR |
dc.subject | Mecânica Quântica | pt_BR |
dc.subject | História em Quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Graphic Novels | pt_BR |
dc.title | Ensino de Física Moderna através de História em Quadrinhos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Odashima, Mariana Mieko | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8353107167077854 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Novaes, Marcel | - |
dc.contributor.referee2 | Kagimura, Ricardo | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Com a implantação da Física Moderna no Ensino Médio, a demanda por recursos didáticos que exploram este conteúdo será crescente. No entanto, trata-se de uma área ainda pouco explorada e pouco divulgada fora do meio acadêmico. Os materiais disponíveis sobre Física Moderna nem sempre estão em uma linguagem acessível aos estudantes, enquanto os livros didáticos de ensino médio que a contemplam trazem, em sua maioria, o conteúdo apenas ao final na edição do terceiro ano. Acrescenta-se a esses obstáculos a falta de hábito dos alunos de recorrerleitura do livro didático. Com o intuito de criar um material que possa auxiliar esta lacuna, despertando o interesse dos estudantes, elaboramos uma História em Quadrinhos (HQ) voltada a conceitos de Mecânica Quântica básica. Tal proposta foi pensada para uma abordagem mais lúdica dos fenômenos físicos, trazendo uma linguagem informal e um contexto juvenil. Ao final da HQ, apresentamos um glossário com alguns dos conceitos de Mecânica Quântica. A HQ foi apresentada a licenciandos, estudantes de Física, e professores do ensino básico para avaliação sobre sua utilidade e possível eficácia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 64 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EnsinoFísicaModerna.pdf | 8.54 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License