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dc.creatorAnastácio Neto, Paulo Vitor-
dc.date.accessioned2019-07-25T17:25:09Z-
dc.date.available2019-07-25T17:25:09Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.identifier.citationANASTÁCIO NETO, Paulo Vitor. Avaliação funcional de um trecho da rua Francisco Vicente Ferreira pelos métodos do IGG e do PCI. 2019. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26345-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAvaliação funcionalpt_BR
dc.subjectÍndice global de gravidadept_BR
dc.subjectPavemente condition indexpt_BR
dc.subjectmanutençãopt_BR
dc.subjectReabilitaçãopt_BR
dc.titleAvaliação funcional de um trecho da rua Francisco Vicente Ferreira pelos métodos do IGG e do PCIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Leandro, Rodrigo Pires-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2122841792563527pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Raquel Naiara Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1173096683473059pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Lorayne Cristina da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2685736187149216pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Rua Francisco Vicente Ferreira, localizada na zona leste de Uberlândia, apresenta fluxo de veículos leves, servindo como acesso à Universidade Federal de Uberlândia, aos bairros Progresso, Santos Dumont e Santa Mônica, e também à Avenida João Naves de Ávila, que é uma das vias arteriais da cidade. Devido à quantidade de defeitos que se evidenciam no pavimento, fez-se necessária a avaliação funcional desta via, sendo essa uma importante atividade em um Sistema de Gerência de Pavimentos. No intuito de se conhecer a situação da superfície do pavimento, realizou-se, primeiramente, uma revisão bibliográfica sobre os tipos de pavimentos existentes, com foco no comportamento dos pavimentos flexíveis concebidos em revestimento asfáltico sobre base granular, bem como os tipos de defeitos que podem ocorrer neste tipo de pavimento ao longo do tempo, devido à solicitação do tráfego e à ação do clima. Posteriormente, foi feita a avaliação funcional através do método do Índice de Gravidade Global (IGG), especificado pela norma DNIT 006/2003-PRO, e também pelo método do Pavement Condition Index (PCI), que segue o método da USACE (1982). A rua em estudo foi concebida em pista dupla, e os resultados indicam maior grau de deterioração na pista de acesso ao campus e à Avenida João Naves de Ávila, justamente pelo maior fluxo de veículos. Outro fator que implica no grau de deterioração da pista é a sua menor altitude, gerando maior volume de água pluvial a ser drenada, algo que contribui para a perda de qualidade dos materiais constituintes do pavimento. Além da avaliação da condição superficial, fez-se uma análise comparativa entre os métodos, e concluiu-se que o IGG refletiu melhor a situação geral do pavimento, onde uma das pistas apresenta mais defeitos em relação à outra. No entanto, o método do PCI fornece diagnóstico mais preciso sobre a severidade, extensão e quantidade de defeitos existentes. Por fim, concluiu-se que o método do IGG é mais recomendado na gerência de pavimentos em nível de rede, por apresentar execução mais rápida e simples. Já o método do PCI é mais recomendado na gerência de pavimentos em nível de projeto, devido à sua análise detalhada da superfície do pavimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration93pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.orcid.putcode59896444-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Civil

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