Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26249
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBelo, João Erivaldo-
dc.date.accessioned2019-07-22T19:41:24Z-
dc.date.available2019-07-22T19:41:24Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.identifier.citationBelo, João Erivaldo Belo. O projeto de ensino e suas contribuições para a formação inicial de um professor de matemática. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26249-
dc.description.abstractMathematics teaching in Brazil today, from the considerations of educators raised in this study, has been facing many challenges. Unfortunately, teaching in recent years has been based on mechanical processes, which are repetitive and totally meaningless to the students. As a result of this, external tests such as ENEM, PISA and SAEB show low performance of the students in mathematics. Very often the students do not understand the role of mathematics, its relationships with daily life and the applications in the several areas of knowledge. There is an emerging need for the teachers to review their educational practices in order to provide the students with quality teaching that is capable of analyzing, judging and evaluating everyday situations, from the simplest to the most complex ones. In this study we aim to investigate and analyze which contributions the participation in a teaching project can contribute to the initial formation of a future teacher of mathematics, minimizing or even transforming mathematical teaching beliefs originated during his/her school life. In addition, providing to the future teacher or other teachers, reflections on the methodological actions proposed in classroom for the teaching of mathematics, through a teaching project or proposal of research, integration and execution of proposals, which offers the student a teaching that develops mathematical concepts and, consequently, a conceptual learning that makes possible to solve daily problems, enter the labor market and analyze, evaluate, judge and make decisions in more complex situations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino e aprendizagem de Matemáticapt_BR
dc.subjectCrençaspt_BR
dc.subjectFormação inicial de professor de matemáticapt_BR
dc.subjectProjeto de ensinopt_BR
dc.titleO projeto de esnino e suas contribuições para a formação inicial de um professor de matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pereira, Mariana Martins-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6307593451082876pt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Fabiana Fiorezi de Marco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302431723262783pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Érika Maria Chioca-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0024613652139150pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Lúcia Resende-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5624804696211271pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Matemática hoje no Brasil, a partir das considerações de educadores levantadas neste trabalho, vem enfrentando muitos desafios. Infelizmente, o ensino nos últimos anos vem sendo pautado por processos mecânicos, repetitivos e totalmente desprovidos de significado para os alunos. Em consequência disso, avaliações externas como ENEM, PISA e SAEB mostram baixo desempenho dos alunos na disciplina de Matemática. Muitas vezes o aluno não compreende o papel da Matemática, suas relações com a vida cotidiana e aplicações nas diversas áreas do conhecimento. Há uma necessidade emergente de que professores revejam suas práticas educativas afim de proporcionar aos alunos um ensino de qualidade, que seja capaz de possibilitar analisar, julgar e avaliar situações do cotidiano, das mais simples as mais complexas. Neste estudo tivemos como objetivo investigar e analisar quais contribuições a participação em um projeto de ensino pode oferecer para a formação inicial de um futuro professor de matemática, minimizando ou até mesmo transformando crenças de ensino de matemática originadas durante sua vida escolar. Além disso, proporcionar ao professor ou futuro professor, reflexões relativas às ações metodológicas propostas em sala de aula para o ensino da Matemática, podendo por meio de um projeto de ensino ou outra proposta que possibilite a pesquisa, integração, discussão e elaboração de propostas significativas, oferecer ao aluno um ensino que desenvolva conceitos matemáticos e, consequentemente, uma aprendizagem conceitual que o possibilite resolver problemas do cotidiano, adentrar ao mercado de trabalho e analisar, avaliar, julgar e tomar decisões em situações mais complexas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.orcid.putcode59755937-
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projetoensinocontribuições.pdfTCC1.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons