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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26231
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Castro, Maria Paula Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-22T14:38:48Z | - |
dc.date.available | 2019-07-22T14:38:48Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-12 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Maria Paula Moreira. Mundos Inventados: fantasia como recurso simbólico acerca da família. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26231 | - |
dc.description.abstract | The present work investigates the family's symbolic function's value in the social, physical and psychological development, which occurs in the second stage of children's development. It is proposed to examine the historic context in which the family origins, the changes it has been through and how it has been seen in current day's social context. The movie "where the wild things are", directed by Spike Jonze in 2010, inspired by Maurice Sendak's tale for children from 1963 and the book Coraline, written by Neil Gaiman in 2003, is used focusing on the critical transitioning process from childhood to adolescence. It is employed the literature review methodology leading to think the family function in the creation of the worlds suggested by both characters, Max and Coraline, who update to their fantasy their individual experience and search for a differentiation in the construction of their identities. The criticism of parents or disillusionment of reality subsidizes the right to confront it. They experience the fall of ideals and the castration complex in an active production of their own monsters. The crisis caused by the loss of symbolic referential produces new ways of experiencing reality. The new place created is a metaphorical expression for this fear of change and its attempts to produce narcissistic regressive parental reconfigurations, literary and individually. The characters say for us about the quest for a unique and social confrontation of our contemporary uncertainties. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Childhood | pt_BR |
dc.subject | Family | pt_BR |
dc.subject | Contemporary | pt_BR |
dc.subject | Psychoanalysis | pt_BR |
dc.title | Mundos Inventados: fantasia como recurso simbólico acerca da família | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Paravidini, João Luiz Leitão | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772134H5&tokenCaptchar=03AOLTBLT44er261zulWU5DWYcyAywvEhXd_nMubLCI7GiAUsgKk0kFPGAsHRXj5OHgk8fbDqeJuEYwvdYOYfuav5u_SLrwYENTh7QfcpdQnOvTCKPwu3tkZT-o-LlB04CryZ7XZfrkz2MQfTXPScrlgqGqpV1XmdInsnIOeVcXBAPMnoswHmzTVtQG2bHzvJzUtKEXU-353cNm2RKKE_jqY9QvsVIGUvr3G7P37U7Z8enu-tzO4QVhzfvzOZes7Aw9AKRJGsspvUsyIAPlu-dqmEUTJeXKMV7pRyxisJ_TzxBV3kYk6603Va2HPbw6g7pIYtXpIGuGo2plSo1fEmMiarPOYG-btSd2Q | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Frauendorf, Thaís Velloso | - |
dc.contributor.referee2 | Sá, Sofia Carneiro de | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo investigar o valor da função simbólica da família para o desenvolvimento físico, social e psíquico operado na segunda etapa do desenvolvimento infantil. É proposto a análise do contexto histórico em que a família se origina, bem como a forma com que vem se transformando ao longo do tempo e tem sido concebida pelo corpo social na atualidade. Utiliza-se da produção cinematográfica de “Onde Vivem os Monstros”, dirigido por Spike Jonze em 2010, filme inspirado no conto infantil de Maurice Sendak de 1963, e do livro Coraline, escrito em 2003 por Neil Gaiman, para focalizar esse período crítico de transição da infância para a adolescência. Elegendo como metodologia a revisão bibliográfica, é convidado a se pensar a função da família na criação dos mundos sugeridos pelos personagens Máx e Coraline, que atualizam na fantasia, suas experiências individuais e a busca por uma diferenciação na construção de suas identidades. A crítica aos pais ou desencantamento da realidade subsidia o direito de confrontar-se com ela. Vivenciam a queda dos ideais e o terror da castração numa produção ativa de seus próprios monstros. A crise ocasionada pela perda de referenciais simbólicos produz novas formas de se ler a realidade. O novo lugar criado é uma expressão metafórica desse temor às mudanças e suas tentativas de produzir reconfigurações parentais de teor regressivo narcisista no planto literário e individual. Os personagens dizem por nós sobre a busca de um enfrentamento tanto singular quanto social de nossas incertezas contemporâneas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 37 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 59756032 | - |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
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