Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26224
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Jéssica de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-07-22T13:52:27Z-
dc.date.available2019-07-22T13:52:27Z-
dc.date.issued2019-06-26-
dc.identifier.citationFERREIRA, Jéssica de Oliveira. Amazônia Azul: um bioma sob a percepção de professores de algumas escolas públicas do município de Uberlândia (MG). 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26224-
dc.description.abstractThe term “Blue Amazon” refers to the wide area of water mirror, sea bed and subsoil on which the economic rights of Brazil affect. This term was denominated by the Brazilian Navy, with the perspective of attracting the attention of the public to the importance of preserving the natural resources existing there. In this way, the present study aims to investigate the perception of basic education teachers about the Blue Amazon subjects in the areas of Science, Biology and Geography that teach in some schools in the city of Uberlândia (MG). The choice of this topic arose from the importance of recognizing and preserving marine biodiversity, since the municipality of Uberlândia is located in a non-coastal region, where knowledge about the marine environment is further restricted. In order to collect data from this qualitative research, the questionnaire was used as a research tool, which consisted of five multiple choice and dissertation questions, thus allowing the interviewees to express their opinion. At the end of the research, we conclude that although we do not live in a coastal region, teachers consider the marine biome important and approach some themes in the classroom related to this environment. Although this knowledge is not yet consolidated among society, it is important to approach the Blue Amazon theme in educational institutions, in order to strengthen the importance of being a coastal country with extensive marine diversity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBioma marinhopt_BR
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleAmazônia Azul: um bioma sob a percepção de professores de algumas escolas públicas do município de Uberlândia (MG)pt_BR
dc.title.alternativeBlue Amazon: a biome under the perception of teachers of some public schools of the municipality of Uberlândia (MG)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Ariádine Cristine de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9104947767194284pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Ana Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8454453778087200pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Larissa Nahas Domingues de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1296826954687607pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4829148808475493pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO termo “Amazônia Azul” se refere à ampla área de espelho d’água, leito e subsolo marítimos sobre a qual incidem os direitos econômicos do Brasil. Este termo foi denominado pela Marinha, na perspectiva de atrair a atenção do público para a importância de preservar os recursos naturais aí existentes. Pensando nisto, o presente trabalho tem como objetivo investigar a percepção sobre a temática Amazônia Azul de docentes da Educação Básica das áreas de Ciências, Biologia e Geografia que lecionam em algumas escolas do município de Uberlândia. A escolha deste tema surgiu da importância de reconhecer e preservar a biodiversidade marinha, visto que o município de Uberlândia está localizado em uma região não litorânea, onde o conhecimento sobre o ambiente marinho restringe-se ainda mais. Para coletar os dados desta pesquisa de caráter qualitativo, foi utilizado como instrumento de pesquisa o questionário, que consistiu em cinco perguntas de múltipla escolha e abertas, oportunizando assim que os entrevistados expusessem sua opinião. Ao final da pesquisa, concluímos que apesar de não vivermos em uma região litorânea os docentes consideram o bioma marinho importante e abordam alguns temas em sala de aula relacionados a este ambiente. Embora esse conhecimento ainda não esteja consolidado entre a sociedade é importante a abordagem do tema Amazônia Azul nas instituições de ensino, com o objetivo de fortalecer a importância de sermos um país costeiro com extensa diversidade marinha.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration39pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AmazoniaAzulBioma.pdfTCC1.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.