Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26222
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorRibeiro, Pedro Lucas de Almeida-
dc.date.accessioned2019-07-22T13:43:32Z-
dc.date.available2019-07-22T13:43:32Z-
dc.date.issued2019-06-29-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Pedro Lucas de Almeida. O programa escola água cidadã (peac) sob a ótica dos estagiários egressos. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26222-
dc.description.abstractThe objective of this study was to evaluate the results of the Citizen Water School Program -Programa Escola Água Cidadã -(PEAC) in the view of the egresses trainees. This program is developed by the Municipal Department of Water and Sewage (DMAE), a municipality in the city of Uberlândia / MG. For that, we chose the qualitative research and, through an electronic form - Google Forms - we prepared a questionnaire that was answered by 20 ex-trainees of the program. The data suggest that environmental education was one of the main motivations for joining the program. Thus, PEAC not only fulfills its socio-environmental responsibility, but may also be opening up trails for the formation of ecological subjects. In the perception of graduates, PEAC. However, the scope is not the same for the other parent categories of students and community and teachers, although the principles of the program include them as a target audience, aspect that could be revised.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectPrograma Escola Água Cidadã (PEAC)pt_BR
dc.subjectPrograma Escola Água Cidadã (PEAC)pt_BR
dc.subjectEstagiáriopt_BR
dc.subjectInternpt_BR
dc.subjectSujeito Ecológicopt_BR
dc.subjectEcological Subjectpt_BR
dc.titleO Programa Escola Água Cidadã (PEAC) sob a ótica dos Estagiários Egressospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares Júnior, Melchior José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852264647189506pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Isabella Rodrigues da Cunha e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7490766276318901pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Mariana Augusta Ramos da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1568672166868228pt_BR
dc.contributor.referee3Gonzaga, Eunir Augusto Reis-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8999486450017521pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8959572873167744pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse estudo foi avaliar os resultados do Programa Escola Água Cidadã (PEAC) no modo de ver dos estagiários egressos. O referido programa é desenvolvido pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), uma autarquia do município de Uberlândia/MG. Para tanto, optamos pela pesquisa qualitativa e, por meio de um formulário eletrônico - Google Forms – elaboramos um questionário que foi respondido por 20 sujeitos ex-estagiários do programa. Os dados sugerem que a Educação Ambiental foi uma das principais motivações para o ingresso no programa. Assim, o PEAC não apenas cumpre sua responsabilidade socioambiental, mas também pode estar abrindo trilhas para a formação de sujeitos ecológicos. Na percepção dos estagiários egressos, o PEAC alcança o público alvo que são os alunos. Entretanto, o alcance não é o mesmo para as demais categorias pais de alunos e comunidade e professores, embora os princípios do programa os incluam como público alvo, aspecto que poderia ser revisto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.orcid.putcode69000016-
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ProgramaEscolaAgua.pdfTCC802.97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons