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dc.creatorParreira, Maria Rita Martins do Couto-
dc.date.accessioned2019-07-19T16:46:56Z-
dc.date.available2019-07-19T16:46:56Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.identifier.citationPARREIRA, Maria Rita Martins do Couto. Gastrodiplomacia: o uso da gastronomia como fonte de soft power por Tailândia, Peru, Coreia do Sul e Malásia. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26200-
dc.description.sponsorshipZF_Sachs do Brasilpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectGastrodiplomaciapt_BR
dc.subjectSoft powerpt_BR
dc.subjectJoseph Nyept_BR
dc.subjectGastrodiplomacypt_BR
dc.titleGastrodiplomacia: o uso da gastronomia como fonte de soft power por Tailândia, Peru, Coreia do Sul e Malásia.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Aureo de Toledo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236028T7pt_BR
dc.contributor.referee1Xavier, Erwin de Pádua-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137108A6pt_BR
dc.contributor.referee2Cardozo, Sandra Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717131D3pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA culinária é utilizada como ferramenta de diplomacia há milhares de anos, mas somente recentemente alguns países fazem uso dela em programas governamentais com o objetivo de expandir sua comida como meio de expressão cultural para atrair a população estrangeira e mudar percepções que esta possui sobre a nação, o que denominamos de gastrodiplomacia. Essa estratégia tem sido adotada principalmente por países emergentes que querem fazer uso da sua riqueza cultural para incentivar a chegada de turistas e impulsionar sua economia. Dessa forma, a culinária será estudada neste artigo como meio de ​soft power​, pois a comida pode ser a maneira mais acessível que uma nação possui para apresentar seus valores e sua história, influenciando o comportamento do público que a experimenta através da atração e da sedução. Como resultado, os países abordados no decorrer deste estudo demonstraram resultados satisfatórios a partir da implantação da gastrodiplomacia, refletindo, por exemplo, no maior número de turistas que recebem, bem como o aumento da exportação de produtos alimentícios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseRelações Internacionaispt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Relações Internacionais

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