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dc.creatorFaria, Iane Ulhoa-
dc.date.accessioned2019-07-19T12:18:23Z-
dc.date.available2019-07-19T12:18:23Z-
dc.date.issued2014-04-29-
dc.identifier.citationFARIA, Iane Ulhoa. Corpo, Gênero e Poder: um olhar sociológico para a Dança de Salão de Uberlândia/MG. 2014. 126 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26182-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDança de salãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectBallroom dancingpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectPowerpt_BR
dc.titleCorpo, Gênero e Poder: um olhar sociológico para a Dança de Salão de Uberlândia/MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vannuchi, Maria Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1297477251961052pt_BR
dc.contributor.referee1Silva , Cristiane Aparecida Fernandes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8911115844059985pt_BR
dc.contributor.referee2Souza , Márcio Ferreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9542644571652868pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8667120222528542pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO nosso estudo pretendeu verificar se os espaços ocupados e papéis desempenhados por mulheres e homens na dança de salão de Uberlândia eram reflexos da construção do “ser” mulher e homem nessa sociedade. Tratamos de investigar os aspectos sociodinâmicos e psicodinâmicos envolvidos nessa prática sociocultural no que dizia respeito à distinção entre o corpo feminino e o corpo masculino que aqui dançavam, isto é, como se dava, no momento da pesquisa, a construção simbólica de damas e de cavalheiros. Também nos preocupamos em saber a configuração sociorracial da dança de salão e sua relação com os processos de (re) produção e manutenção de uma ordem masculina, heterossexual e branca. Ainda averiguamos se havia espaço para praticantes que não se enquadravam nos modelos e padrões de expectativas sociais para mulheres e homens. Para tanto, analisamos as falas, obtidas por meio de entrevistas, das coordenadoras e dos coordenadores dos centros de formação em dança de salão dessa cidade, os quais tomamos como microcosmo dessa realidade social. O resultado principal dessa investigação foi perceber a dança de salão de Uberlândia como reduto da tradição em um contexto de mudanças sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Sociaispt_BR
dc.sizeorduration126pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.orcid.putcode88724938-
Appears in Collections:TCC - Ciências Sociais

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