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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26182Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Faria, Iane Ulhoa | - |
| dc.date.accessioned | 2019-07-19T12:18:23Z | - |
| dc.date.available | 2019-07-19T12:18:23Z | - |
| dc.date.issued | 2014-04-29 | - |
| dc.identifier.citation | FARIA, Iane Ulhoa. Corpo, Gênero e Poder: um olhar sociológico para a Dança de Salão de Uberlândia/MG. 2014. 126 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26182 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Dança de salão | pt_BR |
| dc.subject | Gênero | pt_BR |
| dc.subject | Poder | pt_BR |
| dc.subject | Ballroom dancing | pt_BR |
| dc.subject | Gender | pt_BR |
| dc.subject | Power | pt_BR |
| dc.title | Corpo, Gênero e Poder: um olhar sociológico para a Dança de Salão de Uberlândia/MG | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Vannuchi, Maria Lúcia | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1297477251961052 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva , Cristiane Aparecida Fernandes da | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8911115844059985 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Souza , Márcio Ferreira de | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9542644571652868 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8667120222528542 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O nosso estudo pretendeu verificar se os espaços ocupados e papéis desempenhados por mulheres e homens na dança de salão de Uberlândia eram reflexos da construção do “ser” mulher e homem nessa sociedade. Tratamos de investigar os aspectos sociodinâmicos e psicodinâmicos envolvidos nessa prática sociocultural no que dizia respeito à distinção entre o corpo feminino e o corpo masculino que aqui dançavam, isto é, como se dava, no momento da pesquisa, a construção simbólica de damas e de cavalheiros. Também nos preocupamos em saber a configuração sociorracial da dança de salão e sua relação com os processos de (re) produção e manutenção de uma ordem masculina, heterossexual e branca. Ainda averiguamos se havia espaço para praticantes que não se enquadravam nos modelos e padrões de expectativas sociais para mulheres e homens. Para tanto, analisamos as falas, obtidas por meio de entrevistas, das coordenadoras e dos coordenadores dos centros de formação em dança de salão dessa cidade, os quais tomamos como microcosmo dessa realidade social. O resultado principal dessa investigação foi perceber a dança de salão de Uberlândia como reduto da tradição em um contexto de mudanças sociais. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Ciências Sociais | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 126 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 88724938 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Ciências Sociais | |
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| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| CorpoGêneroPoder.pdf | 757.82 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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