Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26150
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCaldeira, Bruno-
dc.date.accessioned2019-07-18T11:58:45Z-
dc.date.available2019-07-18T11:58:45Z-
dc.date.issued2019-07-11-
dc.identifier.citationCALDEIRA, Bruno. O processo de despedir-se de uma voz: percursos de transição vocal de cantores transmasculinos. 2019. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26150-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectCantor transmasculinopt_BR
dc.subjectTransição de gêneropt_BR
dc.subjectTerapia hormonal com testosteronapt_BR
dc.subjectCantopt_BR
dc.subjectAdaptação vocalpt_BR
dc.titleO processo de despedir-se de uma voz: percursos de transição vocal de cantores transmasculinospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Lilia Neves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4843871213237386pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho buscou entender os processos de adaptação vocal de cantores transmasculinos em tratamento com testosterona durante o seu período de transição de gênero. Dois cantores transmasculinos – Julian Morris e Holden Madagame –, um atuante no âmbito da música popular e outro no contexto da música erudita foram escolhidos para serem participantes dessa pesquisa. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma análise de dados, tendo como fonte de pesquisa, vídeos do Youtube. A análise foi realizada buscando perceber de que forma os participantes da pesquisa adaptaram-se vocalmente durante o processo de transição de gênero e uso de terapia hormonal com testosterona; delimitar os medos e incertezas enfrentados pelos cantores antes e durante esse processo, além de refletir brevemente sobre suas práticas e espaços musicais de formação e atuação. Concluiu-se que, apesar dos efeitos maléficos à voz do cantor transmasculino (inflamações, quebras, instabilidade etc) a terapia hormonal com testosterona na voz produz, pelo espessamento das pregas vocais numa laringe muitas vezes sem possibilidade de crescimento, um timbre único que jamais se igualará ao timbre de um cantor cisgênero masculino, mesmo com uma sonoridade próxima. Pela realização desta pesquisa percebeu-se que é possível cantar mesmo após o processo de transição de gênero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration91pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTOpt_BR
dc.orcid.putcode101734381-
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProcessoDespedirseUma.pdf1.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons