Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26138
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMatheus Junior, Edson-
dc.date.accessioned2019-07-17T18:49:46Z-
dc.date.available2019-07-17T18:49:46Z-
dc.date.issued2019-07-11-
dc.identifier.citationMATEHUS JUNIOR, Edson. Perfil de consumidores da feirinha solidária agroecologica UFU – Campus Monte Carmelo. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26138-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlimentos agroecológicospt_BR
dc.subjectComportamento de consumopt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectEconomia popular e solidáriapt_BR
dc.titlePerfil de consumidores da feirinha solidária agroecologica UFU – Campus Monte Carmelopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Adriane de Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6248249670869207pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7994199805636053pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoDiante da crescente demanda por produtos agroecológicos e orgânicos os quais estão se tornando cada vez um nicho de mercado com grande ascensão, que por sua vez se restringe majoritáriamente a classe com poder aquisitivo elevado, para alguns estudiosos este processo se denomina “mercantilização da ecologia” e em algumas regiões tem-se a grupos que trabalham com a economia popular e solidária que populariza essa forma de consumo. O presente trabalho objetivou realizar uma avaliação dos conhecimentos agroecológicos de uma forma simples e didática dos consumidores na região de Monte Carmelo, Minas Gerais. Realizou-se uma pesquisa com 50 consumidores da feirinha solidária agroecológica da Universidade Federal de Uberlândia, campus Monte Carmelo, através da aplicação de um questionário sobre agroecologia, com alternativas sobre a produção de alimentos sustentáveis, para os alunos do Campus da UFU, que possui uma feira da agricultura agroecológicos com os produtores atendidos pelo CIEPS/NACEM. Realizou-se a tabulação dos dados obtidos em planilha eletrônica e realizou-se o agrupamento desses dados em valores percentuais. A importancia de se traçar o perfil do consumidor da feirinha solitária e averiguar o conhecimento que regem a agroecologia é uma forma de entendimento dessa vertente produtiva. A pesquisa permitiu uma avaliação inicial do perfil de consumidores da feirinha agroecológica solidária da UFU, Campus Monte Carmelo, demonstrou o perfil dos consumidores definindo que ele é prioritariamente feminino, com faixa etária jovem, e com grau de escolaridade refletindo a comunidade univeritária. O perfil demonstrou que o público tem conhecimento do que é agroecologia, e o entendimento que os produtos agroecológicos são importantes pela qualidade, e que a UFU tem papel importante na certificação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAgronomiapt_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIApt_BR
Appears in Collections:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PerfilConsumidoresFeirinha.pdf299.35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.