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dc.creatorSantos, Ricardo Vinicius-
dc.date.accessioned2019-07-17T13:14:28Z-
dc.date.available2019-07-17T13:14:28Z-
dc.date.issued2019-07-01-
dc.identifier.citationSantos, Ricardo Vinicius. Autorregulação e afetividade: implicações para a aprendizagem escolar no Ensino Superior. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26101-
dc.description.abstractThis study, throught an one bibliographic research is proposed to discuss the self-regulation of the apprenticeship, the affectivity and the relationship teacher-student. Therefore, has as objective check how the teacher promote the apprenticeship self-regulation of higher education students and your contributions for the process of student apprenticeship in this level of education. And as specific objective: indentify how the teacher promote the self-regulation of the students apprenticeship; check which what are the self-regulation strategys used by the students, point what are the factors influencing positively and negatively the use of self-regulation strategies by the students. The results pointed that the promotion of the apprenticeship self-regulation by the teachers happen in a way sporadic, leaving for the own initiative of the same, due to the lack of the academic instituitions support which not invest in pedagogical programs which propose to build reflective practices about what is self-regulation strategys of the apprenticeship and about your application. That the self-regulation strategys used by the students are limited and inconsistent, due to the litlle knowledge that have of the same. The factors which influence the use of self-regulation strategys by the students are related with the traditional structure of the courses, which end up discouraging the students to search for knowledge in order autonomous, and the absence of systemic educational practices about the apprenticeship self-regulation. Ending, consider is whatever necessary the implementation of pedagogical programs in the higher education which increase the knowledge about the apprenticeship self-regulation and possibilities your experience.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectAutorregulação da Aprendizagempt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.titleAutorregulação e afetividade: implicações para a aprendizagem escolar no Ensino Superiorpt_BR
dc.title.alternativeSelf-regulation and Affectivity: Implications for School Learning in Higher Educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Cirlei Evangelista Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3098309923269263pt_BR
dc.contributor.referee1Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747815374339453pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Nágilla Regina Saraiva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2789290473251236pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8661032192000538pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo, mediante uma pesquisa bibliográfica, se propõe a discutir a autorregulação da aprendizagem, a afetividade e a relação professor-aluno. Assim, tem como objetivo investigar como o professor promove a autorregulação da aprendizagem de estudantes no Ensino Superior e suas contribuições para o processo de aprendizagem do aluno neste nível de ensino. E como objetivos específicos: identificar como o professor promove a autorregulação da aprendizagem do estudante; verificar quais são as estratégias autorregulatórias utilizadas pelos estudantes; apontar quais são os fatores que influenciam positivamente e negativamente a utilização de estratégias autorregulatórias pelos estudantes. Os resultados apontaram que: a promoção da autorregulação da aprendizagem pelos professores ocorre de maneira esporádica, partindo da própria iniciativa dos mesmos, devido à falta de suporte das instituições acadêmicas que não investem em programas pedagógicos que se proponham a construir práticas reflexivas sobre o que são estratégias de autorregulação da aprendizagem e sobre sua utilização; as estratégias autorregulatórias utilizadas pelos estudantes são limitadas e inconsistentes, devido ao pouco conhecimento que possuem das mesmas; os fatores que influenciam a utilização de estratégias autorregulatórias pelos estudantes estão relacionados à estruturação tradicional dos cursos, que acabam desmotivando-os a buscarem conhecimentos de forma autônoma, e a ausência de práticas educativas sistematizadas sobre a autorregulação da aprendizagem. Concluindo, acredita-se ser necessário a implementação de programas pedagógicos no Ensino Superior que ampliem o conhecimento sobre a autorregulação da aprendizagem e possibilitem sua vivência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration51pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.orcid.putcode59610053-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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