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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26075
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Menegatto, Rafael | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-15T13:01:24Z | - |
dc.date.available | 2019-07-15T13:01:24Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-05 | - |
dc.identifier.citation | Menegatto, Rafael. Orientação Profissional, Adolescência e Políticas Públicas: reflexões a partir de um relato de experiência. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26075 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Orientação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | Orientação Profissional, Adolescência e Políticas Públicas: reflexões a partir de um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Reis, Carmen Lucia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703774H2 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Durante a adolescência, uma das dificuldades que se observa diz respeito ao processo de escolha profissional e das questões entrelaçadas neste processo. O trabalho em Orientação Profissional vem ganhando destaque por proporcionar ao adolescente possibilidades mais concretas de realizar uma escolha autônoma e crítica. Assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de estágio profissionalizante em orientação profissional voltado para o público adolescente e promover uma reflexão sobre esta prática enquanto política pública. O estágio em Orientação Profissional foi realizado no Centro de Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, durante o ano de 2018. Atendeu 20 adolescentes, com idade média 16 anos, de ambos os sexos e estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares da cidade de Uberlândia. Foram realizados 12 encontros semanais, em grupo, com duração de 90 minutos e no formato de oficinas expressivas que abordaram as temáticas: autoconhecimento, determinantes da escolha, mundo do trabalho, informação profissional e projeto de futuro. Ao final do trabalho, percebeu-se que esta prática proporcionou efeitos positivos sobre os adolescentes, uma vez que estes revelaram maior segurança em sua tomada de decisão. Diante disso, constata-se a necessidade de instrumentalização do adolescente com conhecimentos de si e do mundo do trabalho a fim de evitar evasões e escolhas frustradas que podem acarretar adoecimentos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 41 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO VOCACIONAL | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
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File | Description | Size | Format | |
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OrientaçãoProfissionalAdolescência.pdf | 276.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
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