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dc.creatorMenegatto, Rafael-
dc.date.accessioned2019-07-15T13:01:24Z-
dc.date.available2019-07-15T13:01:24Z-
dc.date.issued2019-07-05-
dc.identifier.citationMenegatto, Rafael. Orientação Profissional, Adolescência e Políticas Públicas: reflexões a partir de um relato de experiência. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26075-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrientação Profissionalpt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleOrientação Profissional, Adolescência e Políticas Públicas: reflexões a partir de um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Carmen Lucia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703774H2pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoDurante a adolescência, uma das dificuldades que se observa diz respeito ao processo de escolha profissional e das questões entrelaçadas neste processo. O trabalho em Orientação Profissional vem ganhando destaque por proporcionar ao adolescente possibilidades mais concretas de realizar uma escolha autônoma e crítica. Assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de estágio profissionalizante em orientação profissional voltado para o público adolescente e promover uma reflexão sobre esta prática enquanto política pública. O estágio em Orientação Profissional foi realizado no Centro de Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, durante o ano de 2018. Atendeu 20 adolescentes, com idade média 16 anos, de ambos os sexos e estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares da cidade de Uberlândia. Foram realizados 12 encontros semanais, em grupo, com duração de 90 minutos e no formato de oficinas expressivas que abordaram as temáticas: autoconhecimento, determinantes da escolha, mundo do trabalho, informação profissional e projeto de futuro. Ao final do trabalho, percebeu-se que esta prática proporcionou efeitos positivos sobre os adolescentes, uma vez que estes revelaram maior segurança em sua tomada de decisão. Diante disso, constata-se a necessidade de instrumentalização do adolescente com conhecimentos de si e do mundo do trabalho a fim de evitar evasões e escolhas frustradas que podem acarretar adoecimentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration41pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO VOCACIONALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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