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dc.creatorGonçalves, Érica Cristina Vieira-
dc.date.accessioned2019-07-12T14:05:38Z-
dc.date.available2019-07-12T14:05:38Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Érica Cristina Vieira. A orientação profissional enquanto promotora de saúde mental na adolescência: um relato de experiência. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26019-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrientação profissionalpt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectPerspectiva histórico-culturalpt_BR
dc.titleA orientação profissional enquanto promotora de saúde mental na adolescência: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Carmen Lucia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6799515322774106pt_BR
dc.contributor.referee1Pessoa, Camila Turati-
dc.contributor.referee2Souza, Claudia Silva de-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA adolescência corresponde a um momento de diversas descobertas e, até mesmo, de possíveis conflitos vivenciados pelo sujeito, quando este se encontra em um processo de escolha por uma área de atuação profissional futura. Diante disso, a orientação profissional tem se destacado dentro da Psicologia. Nesse sentido, o presente trabalho visa apresentar a orientação profissional enquanto área de atuação promotora de saúde mental na adolescência, a partir de um relato de experiência em um estágio profissionalizante, à luz da perspectiva histórico-cultural. Esse relato corresponde aos atendimentos com o grupo de orientação profissional, realizado no Centro de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (CENPSI), no primeiro semestre de 2018 e contou com a participação de quatro adolescentes. Os atendimentos ocorreram no formato de oficinas expressivas, durante doze encontros, sendo um por semana, com duração de aproximadamente 1h30min. As temáticas trabalhadas nas oficinas foram: autoconhecimento, escolhas, informações sobre cursos de graduação e técnicos, mundo do trabalho e processos seletivos, relacionadas às questões que o grupo demandava. Observou-se o quanto a orientação profissional se fez importante ao possibilitar que os adolescentes adquirissem maior consciência de sua realidade e dos fatores determinantes no seu processo de escolha; desse modo, buscou-se fortalecê-los para melhor lidarem com tal realidade. Ademais, o trabalho, realizado em grupo, revelou grande riqueza ao promover diversas trocas de experiências, sentimentos e ideias entre os adolescentes que muito puderam auxiliar no processo uns dos outros. Por fim, o espaço proporcionado pela orientação profissional foi destacado pelos adolescentes como um lugar acolhedor, promotor de respeito e bem-estar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode59447746-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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