Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25936
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Spini, Mariana Rezende | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-11T17:13:07Z | - |
dc.date.available | 2019-07-11T17:13:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-01 | - |
dc.identifier.citation | SPINI, Mariana Rezende. Análise do discurso de gênero em “Irmão do Jorel”. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25936 | - |
dc.description.abstract | Animations are a vehicle of language that in addition to entertainment can also serve as an educational source for children. This work carried out a study under a specific episode entitled "Fúria e Poder Sobre Rodas" of the first cartoon produced by the Cartoon Network Brazil with Copa Studio, that’s “Irmão do Jorel” studied through the Netflix streaming feature. For this, we used the French Discourse Analysis as a theoretical-methodological approach. The objective was to understand how gender issues can be approached and transmitted when directed to the children's audience in Brazil through a communication vehicle that is the media. As a result, in this specific cartoon and in this specific episode, an attempt was made to deconstruct and demystify the socially constructed ideas and stereotypes of gender, feminine and masculine, through verbal and visual resources, questioning such ideas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Feminino | pt_BR |
dc.subject | Masculino | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.subject | Ideologia | pt_BR |
dc.subject | Gender | pt_BR |
dc.subject | Female | pt_BR |
dc.subject | Male | pt_BR |
dc.subject | Ideology | pt_BR |
dc.subject | Discourse | pt_BR |
dc.title | Análise do discurso de gênero em “Irmão do Jorel” | pt_BR |
dc.title.alternative | Discourse Analysis of Gender in Jorel's Brother | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Wachelke, João Fernando Rech | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3949641174605281 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paiva, Núbia Silvia Guimarães | - |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Jéssica Bruna Borges | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | As animações são um veículo de linguagem que além de entretenimento também podem servir como fonte educativa para as crianças. Esse trabalho realizou um estudo sob um episódio específico intitulado “Fúria e Poder Sobre Rodas” do primeiro desenho produzido pelo Cartoon Network Brasil em conjunto com a Copa Studio chamado “Irmão do Jorel”, sendo esse estudado através do recurso de streaming da Netflix. Para isso foi utilizado como abordagem teórico-metodológica a Análise do Discurso Francesa. O objetivo foi entender como as questões de gênero podem ser abordadas e transmitidas quando direcionadas ao público infantil no Brasil através de um veículo de comunicação que é a mídia. O trabalho obteve como resultado, nesse desenho específico e nesse episódio específico, uma tentativa de desconstrução e desmistificação das ideias e estereótipos de gênero, feminino e masculino, socialmente construídas, realizando, através de recursos verbais e visuais, questionamentos acerca de tais ideias. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 28 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 59413611 | - |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AnaliseDiscursoGenero.pdf | TCC | 282.13 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.