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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25813
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Malerba, Letícia Simões | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-08T20:19:50Z | - |
dc.date.available | 2019-07-08T20:19:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-03 | - |
dc.identifier.citation | MALERBA, Letícia Simões. Ut pictura poesis: Dante Alighieri, Sandro Botticelli e as figurações do Diabo. 2019. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25813 | - |
dc.description.abstract | The study in question has as its object the representations of the Devil present in Dante Alighieri's Divine Comedy, and in Sandro Botticelli's drawings on the Dante's poem. In order to do so, is it intended to analyze the way in which painting and poetry are related, mainly through the rhetorical figure of the écfrase and the concept of ut pictura poesis. It was tried to evaluate Dante Alighieri and Sandro Botticelli from the artistic criteria of his time, always taking into account the differences between the mimetic art and the romantic art, a fundamental question to understand the discussions proposed throughout the monograph. In this way, it seems fundamental to consider how the topical one of the ut pictura poesis manifested itself in the poetry and the painting by means of the écfrase, which allows to approach possible relations between the offices of the poet and the painter. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Dante Alighieri | pt_BR |
dc.subject | Sandro Botticelli | pt_BR |
dc.subject | Divina Comédia | pt_BR |
dc.subject | Diabo | pt_BR |
dc.subject | Écfrase | pt_BR |
dc.subject | Ut pictura poesis | pt_BR |
dc.subject | Divine Comedy | pt_BR |
dc.subject | Devil | pt_BR |
dc.title | Ut pictura poesis: Dante Alighieri, Sandro Botticelli e as figurações do Diabo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Felipe, Cleber Vinicius do Amaral | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7328676515209683 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Luz, Guilherme Amaral | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8353039068392210 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ramos, Ana Flávia Cernic | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3980270470833325 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo em questão tem por objeto as representações do Diabo presentes na Divina Comédia, de Dante Alighieri, e nos desenhos de Sandro Botticelli voltados para o poema dantesco. Para tanto, pretende-se analisar a maneira como a pintura e a poesia relacionam-se, principalmente por meio da figura retórica da écfrase e do conceito de ut pictura poesis. Buscou-se avaliar Dante Alighieri e Sandro Botticelli a partir dos critérios artísticos de seu tempo, sempre levando em consideração as diferenças entre a arte mimética e a arte romântica, questão fundamental para se compreender as discussões propostas ao longo da monografia. Dessa maneira, parece-nos fundamental considerar a forma como a tópica do ut pictura poesis se manifestou na poesia e na pintura por meio da écfrase, o que permite abordar possíveis relações entre os ofícios do poeta e do pintor. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 85 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 59288794 | - |
Appears in Collections: | TCC - História |
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