Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25813
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMalerba, Letícia Simões-
dc.date.accessioned2019-07-08T20:19:50Z-
dc.date.available2019-07-08T20:19:50Z-
dc.date.issued2019-07-03-
dc.identifier.citationMALERBA, Letícia Simões. Ut pictura poesis: Dante Alighieri, Sandro Botticelli e as figurações do Diabo. 2019. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25813-
dc.description.abstractThe study in question has as its object the representations of the Devil present in Dante Alighieri's Divine Comedy, and in Sandro Botticelli's drawings on the Dante's poem. In order to do so, is it intended to analyze the way in which painting and poetry are related, mainly through the rhetorical figure of the écfrase and the concept of ut pictura poesis. It was tried to evaluate Dante Alighieri and Sandro Botticelli from the artistic criteria of his time, always taking into account the differences between the mimetic art and the romantic art, a fundamental question to understand the discussions proposed throughout the monograph. In this way, it seems fundamental to consider how the topical one of the ut pictura poesis manifested itself in the poetry and the painting by means of the écfrase, which allows to approach possible relations between the offices of the poet and the painter.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDante Alighieript_BR
dc.subjectSandro Botticellipt_BR
dc.subjectDivina Comédiapt_BR
dc.subjectDiabopt_BR
dc.subjectÉcfrasept_BR
dc.subjectUt pictura poesispt_BR
dc.subjectDivine Comedypt_BR
dc.subjectDevilpt_BR
dc.titleUt pictura poesis: Dante Alighieri, Sandro Botticelli e as figurações do Diabopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Felipe, Cleber Vinicius do Amaral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7328676515209683pt_BR
dc.contributor.referee1Luz, Guilherme Amaral-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8353039068392210pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Ana Flávia Cernic-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3980270470833325pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO estudo em questão tem por objeto as representações do Diabo presentes na Divina Comédia, de Dante Alighieri, e nos desenhos de Sandro Botticelli voltados para o poema dantesco. Para tanto, pretende-se analisar a maneira como a pintura e a poesia relacionam-se, principalmente por meio da figura retórica da écfrase e do conceito de ut pictura poesis. Buscou-se avaliar Dante Alighieri e Sandro Botticelli a partir dos critérios artísticos de seu tempo, sempre levando em consideração as diferenças entre a arte mimética e a arte romântica, questão fundamental para se compreender as discussões propostas ao longo da monografia. Dessa maneira, parece-nos fundamental considerar a forma como a tópica do ut pictura poesis se manifestou na poesia e na pintura por meio da écfrase, o que permite abordar possíveis relações entre os ofícios do poeta e do pintor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration85pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.orcid.putcode59288794-
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UtPicturaPoesis.pdfTCC4.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons