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dc.creatorSousa, Vitor Benicio Pires de-
dc.date.accessioned2019-07-05T20:17:13Z-
dc.date.available2019-07-05T20:17:13Z-
dc.date.issued2019-06-28-
dc.identifier.citationSOUSA, Vitor Benicio Pires de. Análise da capacidade de carga e recalque das fundações de um edifício em solo da região de Uberlândia/MG. 2019. 144 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25776-
dc.description.abstractThe good performance of a deep foundation system, in the case of continuous flight auger pile, is associated with the load capacity and settlements against the demands, durability and safety under any subsoil condition. For the preparation of a foundation project it is necessary to carry out the prediction of the load capacity assigned to the piles. The study of the load capacity of the piles can be done from theoretical methods and/or semi-empirical methods. In this work, the superstructure was designed and the loads were obtained so that, later, the pillars with greater load were designed and dimensioned by means of the load capacity and settlement. In this way, the two most requested blocks of three and four piles were analyzed. It began by checking it’s dimensions with the help of the CypeCAD 2018 software. Later the efforts in the trellis elements idealized by the strut-and-tie models were processed. Additionally, the armature was dimensioned and the compression tension was verified in the connecting rods, which had the dimensions carefully analyzed. By means of semi-empirical methods, the load capacity of isolated pile was calculated using the methods of Aoki & Velloso (1975), Décourt & Quaresma (1978) and Teixeira (1996), which are based on SPT and CPT tests. Subsequently, calculations of load capacity for pile group were made by the method of Terzaghi & Peck (1948) apud Poulos & Davis (1980), from the concept of "equivalent pier". Finally, the Whitaker (1957) method presented values that more closely approached the conventional rupture load. The settlement, of the isolated pile and pile group, was analyzed based on the methods of Poulos & Davis (1980) and Cintra & Aoki (2010), the latter adapted to a prediction of group settlement. The results of the permissible load capacity and settlement for group of continuous flight auger piles have been satisfactory and are shown in detail in the form of charts and tables.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCapacidade de cargapt_BR
dc.subjectLoad capacitypt_BR
dc.subjectRecalque de estacaspt_BR
dc.subjectPile settlementpt_BR
dc.subjectEstaca hélice contínuapt_BR
dc.subjectContinuous flight auger pilept_BR
dc.subjectGrupo de estacaspt_BR
dc.subjectPile groupspt_BR
dc.subjectEnsaio de penetração padrão (SPT)pt_BR
dc.subjectStandard Penetration Test (SPT)pt_BR
dc.titleAnálise da capacidade de carga e recalque das fundações de um edifício em solo da região de Uberlândia/MGpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the load capacity and settlement of the foundations of a building in soil of the region of Uberlândia / MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Garcia, Jean Rodrigo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1547144258785500pt_BR
dc.contributor.referee1Georgetti, Giovana Bizão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3093183790896457pt_BR
dc.contributor.referee2Alva, Gerson Moacyr Sisniegas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2822918340798434pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8850924J5pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO bom desempenho de um sistema de fundação profunda, no caso estacas de hélice contínua, está associado à capacidade de carga e recalques frente às solicitações, durabilidade e segurança sob qualquer condição de subsolo. Para a elaboração de um projeto de fundação se faz necessário realizar a previsão de capacidade de carga atribuída para as estacas. O estudo da capacidade de carga das estacas pode ser feito a partir de métodos teóricos e/ou por métodos semi-empíricos. Neste trabalho, foi feito o dimensionamento e obtenção de cargas de uma superestrutura para, posteriormente, os pilares com maior carga serem projetados e dimensionados por meio da capacidade de carga e recalque. Dessa forma, foram analisados os dois blocos mais solicitados, de três e quatro estacas. Iniciou-se verificando as suas dimensões com o auxílio do software CypeCAD 2018. Posteriormente foram processados os esforços nos elementos da treliça idealizada pelo modelo das bielas e tirantes. Adicionalmente, dimensionou-se a armadura e verificou-se a tensão de compressão nas bielas, as quais tiveram as dimensões cuidadosamente analisadas. Por meio de métodos semi-empíricos foi calculada a capacidade de carga das estacas isoladas através dos métodos de Aoki e Velloso (1975), Décourt e Quaresma (1978) e Teixeira (1996) que se baseiam em ensaios de SPT e CPT. Em sequência, foram feitos os cálculos da capacidade de carga para grupo de estacas pelo método de Terzaghi e Peck (1948) apud Poulos e Davis (1980), a partir do conceito de "pilar equivalente". Por fim, o método de Whitaker (1957) apresentou valores que mais se aproximaram da carga de ruptura convencionada. O recalque, da estaca isolada e para o grupo de estacas, foi analisado com base nos métodos de Poulos e Davis (1980) e Cintra e Aoki (2010), este último adaptado para uma previsão de recalque por efeito de grupo. Os resultados da capacidade de carga admissível e recalque para grupo de estacas hélice contínua apresentaram-se satisfatórios e são mostrados detalhadamente em forma de gráficos e tabelas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration144pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::FUNDACOES E ESCAVACOESpt_BR
dc.orcid.putcode59205611-
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